Marketing

Samsung alfineta Apple após comercial de iPad Pro: 'A criatividade não pode ser esmagada'

Apple pediu desculpas pelo anúncio 'Crush', que mostra uma série de ferramentas e objetos criativos sendo destruídos; em reposta, Samsung lança 'Uncrush'

Uncrush, novo comercial da Samsung em resposta à Crush, da Apple (Reprodução/Samsung)

Uncrush, novo comercial da Samsung em resposta à Crush, da Apple (Reprodução/Samsung)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 16 de maio de 2024 às 18h25.

Última atualização em 16 de maio de 2024 às 18h31.

Frequentemente usado pelas marcas para chamar a atenção do público, o chamado 'marketing de provocação' costuma levantar discussões e criar uma diferenciação competitiva. Alguns exemplos incluem Pepsi e Coca-Cola, Burger King e McDonald's e, mais recentemente, Samsung e Apple. A empresa sul-coreana lançou nesta quinta-feira, 16, um novo vídeo (veja mais abaixo) em que alfineta o anúncio 'Crush' produzido pela Apple sobre o novo Ipad Pro.

A dona do Iphone pediu desculpas na útlima semana, após veicular o comercial, que mostra uma variedade de ferramentas e objetos criativos — desde um piano até uma câmera e latas de tinta — sendo destruídos por um triturador industrial. A ideia era utilizar uma metáfora para demonstrar o potencial criativo presente na mais recente edição do tablet da companhia e destacar sua espessura (com apenas 5,1 milímetros, é o mais fino já produzido pela Apple).

Ocorre que o vídeo não foi bem recebido por muitos espectadores, que interpretaram o conteúdo de forma negativa, enxergando-o como uma representação sombria da tecnologia suprimindo a história da criatividade humana — uma preocupação existencial já presente na indústria criativa devido ao avanço da inteligência artificial.

“Nosso objetivo é sempre celebrar as diversas formas pelas quais os usuários se expressam e dão vida às suas ideias por meio do iPad. Erramos o alvo com esse vídeo e lamentamos”, afirmou Tor Myhren, vice-presidente de comunicações de marketing da Apple.

A resposta da Samsung

Aproveitando a repercussão negativa do anúncio da Apple, a Samsung lançou uma campanha, batizada de 'Uncrush'. No vídeo, o espectador é levado de volta para o que se supõe ser a sala com o mesmo compressor industrial do anúncio da Apple. Ferramentas físicas criativas quebradas estão por toda parte. Até mesmo a tinta das latas esmagadas no anúncio da empresa de Tim Cook aparece na tela.

Em certo momento, uma mulher, que surge caminhando pelo destroços, pega um violão danificado e começa a tocá-lo, enquanto lê partituras por meio de um tablet da Samsung. O anúncio termina com a frase: "A criatividade não pode ser esmagada".

"Mais do que uma resposta, esta é uma celebração de todas as almas criativas", disse Estefanio Holtz, diretor criativo executivo da BBH USA, a agência criativa que fez o anúncio, em comunicado à Fast Company. "Verdadeiros artistas, fabricantes e criadores sabem que a criatividade sempre encontra um caminho", complementou.

Acompanhe tudo sobre:SamsungAppleestrategias-de-marketingmarketing-viral

Mais de Marketing

Tecnologias do futuro: como conectá-las à realidade?

De R$ 250 a R$ 6.400, show de Andrea Bocelli movimenta experiências no Allianz Parque

Popeyes vai dar frango frito de graça para pessoas com menos de 1,55m

Ex-BBB Bia do Brás estrela nova campanha do Ton, da Stone

Mais na Exame