Exame Logo

Quais marcas erraram e quais acertaram mudando de logo

Com base na tecnologia "eye-tracking", pesquisa mostra quais marcas acertaram e quais erraram ao trocar de logo

Erros e acertos (Reprodução)

Guilherme Dearo

Publicado em 3 de junho de 2016 às 13h11.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h13.

São Paulo - Quando uma marca renova o seu logo, raramente os elogios são imediatos. Os consumidores , acostumados com o antigo visual amigável, reprovam a mudança, por mais positiva que seja.  Entre opiniões de clientes e análises de especialistas em design, nem sempre o novo logo é aprovado ou desaprovado com mais objetividade que subjetividade. Veja o caso recente do Instagram , que virou piada com seu novo desenho. Para a maioria, a mudança de logo foi um erro. Será mesmo? Segundo uma pesquisa, muito pelo contrário. A marca acertou em cheio.

Quem errou e quem acertou

A tecnologia de "eye-tracking", que analisa o quanto determinada imagem chama a atenção e cria estímulo e engajamento do indíviduo, costuma dar boas respostas.  O site Business Insider encomendou uma pesquisa à equipe do app Dragonfly, que faz análise de designs baseando-se no eye-tracking. O app foi criado pela empresa Black Swan e por pesquisadores da Queen Mary University of London. O software do app processa como as pessoas enxergam a imagem em cada pixel e analisa orientação, contraste, textura e luminosidade.   O resultado mostra um "mapa visual" ou "mapa de calor": como aquela imagem chamou a atenção e prendeu o interesse do leitor. A pesquisa revela um coeficiente final, de 0 a 100. Quanto maior o valor, maior o impacto do logo nos consumidores e, portanto, melhor.

Confira, nas imagens, 9 grandes marcas que mudaram recentemente seus logos e veja quem acabou melhorando ou piorando.

  • 2. 1. Instagram

    2 /11(Reprodução)

  • Veja também

    Antigo: 58 pontos > Novo: 68 pontos O antigo logo trazia muito sentido de nostalgia e o olhar parava na palavra "insta". O novo tem um bom contraste e traz o olhar para o centro da imagem. A melhora foi grande.
  • 3. 2. Google

    3 /11(Reprodução)

  • Antigo: 67 pontos > Novo: 65 pontos A diferença é muito pequena, mas o antigo logo do Google tinha mais impacto. Parte por causa do "g" e sua volta. O novo não tem tal detalhe para prender a atenção.
  • 4. 3. Uber

    4 /11(Reprodução)

    Antigo: 63 pontos > Novo: 53 pontos O novo logo do Uber perdeu muito da sua força. O "U" branco no fundo escuro causava alto impacto.
  • 5. 4. Airbnb

    5 /11(Reprodução)

    Antigo: 76 pontos > Novo: 75 pontos O novo logo do Airbnb só caiu um ponto. As duas pontuações acima de 70 revelam logos poderosos e impactantes.
  • 6. 5. Twitter

    6 /11(Reprodução)

    Antigo: 47 pontos > Novo: 58 pontos O Twitter acertou em cheio ao fazer pequenas mudanças em seu logo: simplificando os traços do pássaro, inclinando-o e mudando de leve a sua cor. As penas distraem menos o consumidor.
  • 7. 6. Yahoo!

    7 /11(Reprodução)

    Antigo: 67 pontos > Novo: 69 pontos O Yahoo! melhorou o seu logo, com ganho de dois pontos. As sombras e o roxo mais escuro do novo desenho ajudaram no maior impacto.
  • 8. 7. Facebook

    8 /11(Reprodução)

    Antigo: 80 pontos > Novo: 79 pontos O impacto do logo do Facebook é muito alto. Na mudança, caiu um ponto. O tipo forte e simples trazia essa força. O tipo do novo logo é levemente mais fino, causando a mudança.
  • 9. 8. PayPal

    9 /11(Reprodução)

    Antigo: 72 pontos > Novo: 66 pontos O logo do PayPal perdeu força na mudança. Os traços brancos e as cores mais fortes eram o trunfo do desenho anterior.
  • 10. 9. Foursquare

    10 /11(Reprodução)

    Antigo: 72 pontos > Novo: 82 pontos O Foursquare acertou em cheio na mudança radical de logo. As letras em caixa alta e o símbolo do "f" prendem o olhar.
  • 11. Agora veja quanto custa para anunciar no Google

    11 /11(Jacques Brinon / Reuters)

  • Acompanhe tudo sobre:AirbnbDesignEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookFoursquareGoogleInstagramInternetLogotiposMarcasPayPalRedes sociaisTecnologia da informaçãoTurismoTwitterUberYahoo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame