Marketing

Publicidade de crédito alertará sobre superendividamento

Haverá uma frase de alerta, assim como ocorre nas propagandas de bebidas, cigarros e remédios


	Cartão de crédito: em relação à publicidade, avaliação de instituições financeiras é que a propaganda, muitas vezes, é muito ostensiva e não passa informação adequada
 (Raul Junior/EXAME.com)

Cartão de crédito: em relação à publicidade, avaliação de instituições financeiras é que a propaganda, muitas vezes, é muito ostensiva e não passa informação adequada (Raul Junior/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2013 às 14h35.

Fortaleza - A publicidade de crédito bancário passará a ser acompanhada de uma mensagem sobre os riscos do superendividamento.

Haverá uma frase de alerta, assim como ocorre nas propagandas de bebidas, cigarros e remédios. A mudança faz parte de um manual sobre crédito sustentável elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que será lançado em 2014.

A norma de autorregulação deve abordar também questões como treinamento de pessoal e critérios para concessão de empréstimos.

Em relação à publicidade, a avaliação das instituições financeiras é que a propaganda, muitas vezes, é muito ostensiva e não passa a informação adequada.

"Eu poderia fazer uma analogia com a publicidade sobre bebidas: o crédito, em excesso, pode gerar prejuízo", afirmou Gustavo José Marrone de Castro Sampaio, diretor de autorregulação da Febraban, que participa do V Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, em Fortaleza (CE).

Os bancos também tentam aperfeiçoar critérios para concessão, de forma a melhor adequar o produto ao tipo de cliente. Haverá ainda normas sobre informação disponível nos diferentes canais em que o empréstimo pode ser diretamente contratado, como agências, internet e caixa eletrônico.

Também haverá orientação para casos de inadimplência e liquidação antecipada. "Hoje, vários canais estão disponíveis, com seus limites de informação e você precisa regular isso." O manual também deve abordar questões sobre treinamento de pessoal e o aumento de canais para renegociação de dívidas.

Sampaio afirmou que o manual é apenas o início de um processo para melhorar a concessão do crédito. "Não existe uma bala de prata que mude o cenário que nós temos hoje. Não vai acabar com o problema do superendividamento. Esse primeiro texto inicia um programa para o futuro", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:LegislaçãoPublicidadeCrédito

Mais de Marketing

'Latin Fever': engajamento com cultura latina é 73% maior fora da América Latina

EXCLUSIVO: Chevrolet inaugura ação de venda do Novo Sonic via delivery no iFood

Farm Rio aposta em experiências no verão europeu para fortalecer expansão internacional

Levi's lança campanha de Dia dos Pais com Jefferson Rueda