Os comerciais mais (e menos) populares do Super Bowl 2013
A edição 2013 já tem um vencedor: a Budweiser, segundo o Ad Meter, ferramenta que mede os comerciais com maior e menor sucesso junto ao público
Da Redação
Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 16h18.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h45.
A marca da Ab-Imbev é uma das maiores anunciantes do evento, mas nenhum de seus outros vídeos (que totalizaram quatro minutos e meio) atingiu tanto o público quanto o "The Clydesdales - Brotherhood". Pela primeira vez, os cavalos da raça símbolos da marca ganharam um comercial para chamar de seu. Do berço ao auge, a relação de um criador de cavalos e um dos animais é mostrada no emotivo filme, criado pela Anomaly.
O vídeo mostra que um "milagre de Super Bowl" pode ser bem parecido com um "milagre de Natal". Principalmente quando uma simples mancha de molho na camisa assume a forma do jogador Joe Montana e mobiliza uma nação de fãs de futebol americano. A tarefa do tira-manchas Tide é resolver a confusão. A criação é da Saatchi & Saatchi americana.
O segundo anúncio da marca na noite (depois do delirante Goat 4 Sale) é um dos finalistas do Crash The Super Bowl, que desde 2007 deixa a cargo dos fãs a criação e escolha dos comerciais para o grande evento. No filme, um pai tem de se dividir entre as tentadoras opções de jogar futebol com os amigos e resistir aos apelos da filha de seis anos. O criador deste filme foi o grande vencedor do concurso da Doritos, e o prêmio será trabalhar com o diretor Michael Bay na produção de Transformers 4.
Classificado como um dos melhores do ano, o vídeo de dois minutos promove os carros RAM da Chrysler. Mais uma vez, a montadora tomou para si o compromisso de falar sério no Super Bowl, e entre imagens de tirar o fôlego e uma narração solene, fez um tributo aos agricultores americanos. A criação é da Wieden + Kennedy.
Os temas patrióticos não poderiam ficar de fora, e dessa vez foi a JEEP quem os trouxe. O filme "Whole Again" usa a narração de Oprah Winfrey para mostrar o lado das famílias dos soldados que ainda servem os Estados Unidos no exterior. Ao mostrar a rotina dos que ficaram no país e os encoraja a manter a esperança.
Talvez o público majoritariamente masculino do evento não tenha gostado da visão dos modelos da Calvin Klein. O comercial de apenas 30 segundos foi o quinto pior votado no painel, e um dos poucos filmes da noite a explorar a beleza masculina no lugar da feminina.
Talvez o tema batido de "festas grandiosas com gente interessante" tenha causado a rejeição do vídeo, criado pela Anomaly. Uma mesa com testadores descolados experimenta e celebra a nova cerveja. O filme promove o selo Black Crown da Budweiser, com bebidas de maior teor alcoólico, e foi o segundo menos votado pelo público.
Outro selo premium da Budweiser, a Beck's Sapphire acabou não se dando bem ao tentar usar o Super Bowl como vitrine. O anúncio minimalista (apenas com um peixe cantando seu fascínio pela cerveja) talvez tenha sido punido por sua simplicidade, e conquistou o segundo lugar entre os menos populares da final em 2013.
Mesmo com produção impecável, o comercial para o selo Black Crown da Budweiser é apenas comum - poderia ir para o ar em qualquer momento, não necessariamente dentro do Super Bowl. O filme da Anomaly foi o terceiro menos popular da edição 2013 do evento.
O vídeos de pior recepção deste ano gerou controvérsia antes mesmo de ir para o ar. O filme da GoDaddy mostra os “dois lados” da empresa de hospedagem de sites e compra de domínios: um “sexy”, representado pela modelo Bar Refaeli, e um “inteligente”, nesse caso representado por um nerd genérico chamado Walter. O encontro (físico) dos dois lados foi classificado por alguns internautas nas redes sociais como de “mau-gosto”, e versões anteriores o vídeo chegaram a ser barradas pela CBS por serem considerados “indecentes”, segundo informações da Ad Week.
Mais lidas
Mais de Marketing
Spotify quer ter 1 bilhão de usuários até 2030; diretora-geral na América Latina explica planoDonos do hit do momento, Brenno e Matheus 'descem para BC' em ação da HavanShopee lança programa Creator da Shô para microinfluenciadores com R$ 1 mil em benefíciosAs 5 marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros durante o verão