Marketing

Nova máquina da PepsiCo permite personalizar refrigerantes

Consumidor pode escolher combinações de bebidas e sabores


	Refrigerantes: mais de 70 PepsiSpire já estão espalhadas pelos Estados Unidos
 (Reprodução/YouTube)

Refrigerantes: mais de 70 PepsiSpire já estão espalhadas pelos Estados Unidos (Reprodução/YouTube)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 31 de julho de 2014 às 15h48.

São Paulo - A PepsiCo, grupo que controla marcas como Pepsi, Gatorade e Mountain Dew, está fazendo experiências com suas bebidas. E garante que vai mudar a forma como você bebe refrigerante.

Em sua sede, a quase 50 quilômetros ao norte de Manhattan, a marca instalou três máquinas de refrigerante digitais, chamadas PepsiSpire.

A maior permite aos consumidores criarem suas próprias bebidas. São mais de mil possibilidades.

A partir de uma tela digital, pode-se escolher a base da bebida e os sabores que serão adicionados, como limão, banana e cereja, entre outros.

Ao lado, também há uma social-vending machine que permite presentear outras pessoas com bebidas. Uma geladeira com tela translúcida também permite mostrar os produtos e exibir mensagens de marketing ao mesmo tempo.

Só para esta facilidade pesquisamos com centenas de consumidores de diferentes idades, que interagiram com a experiência de uso das máquinas, diz Brad Jakerman, presidente global do grupo de bebidas da PepsiCo ao site Adversiting Age.

Queríamos fazê-la tão intuitiva possível e encontrar o equilíbrio perfeito entre engajamento do consumidor e eficiência. Também se trata de descobrir o balanço certo entre marketing e vendas, consumidores e clientes, escolha e excesso.

Mais de 70 PepsiSpire já estão espalhadas pelos Estados Unidos. O grupo  está refinando essa máquina há anos e espera ter duas mil unidades no mercado americano até o final do ano, para depois se expandir pelo mundo.

Coca-Cola

A máquina, no entanto, não é tão inovadora. A Coca-Cola, sua principal concorrente, lançou sua máquina de refrigerante futurista em 2009. Já existem 20 mil máquinas Coca-Cola Freestyle instaladas nos Estados Unidos e a empresa está no meio do processo de lançamento de novos formatos.

A diferença entre as duas está na forma de fazer as combinações. Enquanto a Coca-Cola Freestyle permite fazer combinações absurdas e ruins, a máquina da Pepsi limita as opções ao relacionar a base do refrigerante, como Pepsi Diet, com as melhores combinações de sabores. 

//www.youtube.com/embed/kifMGc5cYuw

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoBebidasCoca-ColaEmpresasEmpresas americanasestrategias-de-marketingInovaçãoPepsicoRefrigerantes

Mais de Marketing

Os times de futebol mais valiosos do Brasil e do mundo em 2024

As 10 marcas mais inclusivas do mundo, segundo pesquisa; Google lidera ranking

Igor Puga é o novo CMO da Zamp, dona do Burger King e Popeyes

Disputa pelas listras: Adidas luta com grife Thom Browne pelo monopólio da marca

Mais na Exame