Exame Logo

Mulheres debatem feminismo e igualdade no trabalho

Prêmio Women To Watch homenageou cinco mulheres de destaque no mundo da comunicação e marketing e debateu feminismo com apresentadora Astrid Fontenelle

Da esquerda para a direita: Paula Lindenberg, Paula Leal da Costa, Cris Duclos, Flávia Altheman e Martha Krawczyk. Todas homenageadas na edição 2015 do Women To Watch in Brazil (Eduardo Lopes/Divulgação)

Guilherme Dearo

Publicado em 2 de setembro de 2015 às 11h38.

São Paulo – No palco, a apresentadora Astrid Fontenelle, famosa por liderar o programa Saia Justa, do Canal GNT, onde quatro mulheres debatem os mais variados assuntos sempre do ponto de vista feminino.

Ao lado dela, cinco mulheres de destaque do mundo da comunicação e do marketing . Todas premiadas na edição de 2015 do Women To Watch in Brazil.

Cris Duclos ( Vivo ), Flávia Altheman ( Via Varejo ), Martha Krawczyk ( Visa ), Paula Leal da Costa ( L’oréal ) e Paula Lindenberg ( Ambev ) foram as homenageadas do ano por apresentarem carreiras inovadoras e bem-sucedidas, se destacando em seus campos de atuação.

O evento, criado pela Advertising Age nos EUA e organizado pelo grupo Meio & Mensagem no Brasil, contou com apoio das revistas CLAUDIA e EXAME, da Editora Abril, e patrocínio das marcas Itaú, GNT e McDonald’s.

Após um almoço no Hotel Hilton, em São Paulo, as cinco homenageadas debateram questões como feminismo, machismo e papel da mulher no mercado de trabalho com a apresentadora Astrid.

Mulheres

Flávia Altheman, diretora executiva de Marketing e Inteligência de Mercado da Via Varejo, destacou a sensibilidade como uma característica feminina que é uma vantagem essencial no trabalho. "Conseguimos facilmente analisar cenários, situações e as necessidades das pessoas".

Paula Lindenberg, vice-presidente de Marketing da Ambev, observou que os jovens que entram no mercado de trabalho estão ajudando a combater o machismo, pois já chegam com uma nova mentalidade, típica da geração deles.

Já Cris Duclos, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, lembrou que, nos últimos anos, a lista dos mais ricos da Forbes passou a trazer muito mais mulheres, indicando uma mudança no mercado de trabalho. O número saltou de apenas uma mulher para 24.

Feminismo

Astrid definiu uma nova fase do feminismo no mundo. "Estamos vivendo uma arrancada, não uma virada. A virada foi lá atrás, nos anos 60, quando queimaram o sutiã. Agora é nossa hora de arrancada, de um empoderamento claro", disse.

Mas lembrou que a nova fase é de união e necessita dos homens. "Agora é a hora de o movimento feminista chamar os homens para promover, juntos, essa transformação".

Ela ainda destacou que é preciso mais pressão na política para trazer mudanças e avanços contra a desigualdade de gênero.

Martha Krawczky, vice-presidente de Marketing da Visa, acredita que é preciso impulsionar a nova geração de meninas no trabalho. "Eu sempre dou confiança a elas, dou espaço para que elas tomem decisões na equipe. Não posso centralizar tudo em mim".

Paula Leal da Costa, Chief Marketing Officer (CMO) da L’oréal Brasil, lembrou que as mulheres não pedem mais permissão. "É um caminho sem volta". Também destacou que o nível de exigência, para qualquer profissional, deve ser sempre alto. "Mulheres não podem e não querem ter desconto por serem mulheres".

Família

Quando questionadas por Astrid sobre suas grandes inspirações pessoais, todas destacaram mães e avós como figuras essenciais na vida.

Martha, que nasceu no Panamá e viveu muitos anos nos EUA, destacou a mãe como grande inspiração.

Flávia lembrou a avó paterna, que, sozinha, sempre trabalhou muito para sustentar a casa.

Cris lembrou do pai, que sempre exigiu que ela trabalhasse e fosse independente. "Ele não me cobrava casamento e marido, mas queria que eu tivesse minha independência".

São Paulo - A Advertising Age, maior publicação de publicidade e marketing do mundo, homenageia anualmente algumas mulheres da área que se destacaram em seus trabalhos. São mulheres inovadoras e bem-sucedidas. Em seus campos de atuação, vêm deixando claro seus perfis de executivas criativas e de liderança. No Brasil, em 2015, pelo terceiro ano consecutivo cinco mulheres foram escolhidas para receber a homenagem. É o Women To Watch in Brazil. A premiação, que acontece em 31 de agosto em São Paulo, será organizada pelo Meio & Mensagem e contará com apoio de  Itaú, GNT e McDonald’s. As revistas CLAUDIA e EXAME, da Editora Abril, estarão presentes na cerimônia como apoiadoras. "Nosso principal objetivo é iluminar a excelência da atuação destas mulheres no mercado de comunicação e marketing nacional. Durante alguns meses, trabalhamos na apuração de nomes de executivas que já estão em posição de destaque em suas companhias, e que possuem um grande potencial para se tornarem de fato líderes de suas áreas nos próximos anos", explica Maria Laura Nicotero, diretora executiva de eventos do Meio & Mensagem. Confira, nas imagens, as cinco mulheres homenageadas no Women To Watch 2015.
  • 2. 1. Cris Duclos

    2 /7(Divulgação)

  • Veja também

    Cris Duclos, Diretora de Marketing da Vivo

    Cris atua há mais de 15 anos no mercado de telecomunicações. É graduada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing pela ESPM. Também cursou MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Post-MBA na Kellog School. Coordena o trabalho de aproximadamente cem pessoas, mais de dez agências e planeja uma das dez maiores verbas de marketing do Brasil. Sob sua responsabilidade, estão as áreas de propaganda, mídia, eventos, patrocínios, branding, pesquisa e trade, além de marketing digital, esportivo e direto Cris comandou, entre outros projetos, a campanha de reposicionamento da empresa com a assinatura "Conexão como nenhuma outra", o desenvolvimento da plataforma "Eu Vivo o Esporte", os lançamentos da tecnologia "4G" e da oferta pré-paga "Vivo Tudo". Também liderou o processo de integração das marcas Telefonica e Vivo em todo o País, quando a empresa passou a oferecer serviços de telefonia fixa e móvel, internet e TV. Desde 2008, quando a executiva chegou à companhia, a marca Vivo dobrou de valor, consolidando-se como a mais valiosa do setor e a sétima mais valiosa do Brasil. Também, manteve-se Top of Mind, além de marca de maior confiança em telefonia.
  • 3. 2. Flávia Altheman

    3 /7(Divulgação)

  • Flávia Altheman, diretora-executiva de Marketing e Inteligência de Mercado da Via Varejo

    Desde 2014, Flávia Altheman ocupa o cargo de diretora-executiva da Via Varejo , empresa que administra duas das principais marcas de varejo do país, a Casas Bahia e o Pontofrio. Antes disso, desde 2011, foi diretora desta área. A diretoria de Flávia é responsável pela estruturação, desenvolvimento, implementação e gestão da área de marketing da companhia e de suas marcas. Também é responsável pela elaboração, desenvolvimento e implementação da estratégia do e-commerce referente à Comunicação, portal de vendas, arquitetura do site, construção dos processos e políticas comerciais. Em sua trajetória profissional, ocupou os cargos de Diretora Geral da Y&R (Unidade São Caetano no Sul), Diretora de Atendimento da F/Nazca Saatchi & Saatchi para a conta do Extra Hipermercados e foi Gerente de Contas na Talent Comunicação. Com pós-graduação em Planejamento Estratégico pela FGV e graduação pela UNIP, Flávia registra ainda passagens pelas agências Logullo, Fischer America, Z+, Grey e Leo Burnett.
  • 4. 3. Martha Krawczyk

    4 /7(Divulgação)

    Martha Krawczyk, vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil

    Martha é vice-presidente de Marketing na empresa desde 2013. Nesta posição, ela é responsável pela marca Visa , além de liderar o marketing da marca com clientes, consumidores e comércios, os patrocínios esportivos como NFL, Olimpíadas e Fifa para o Brasil e todos os esforços da empresa em mídias sociais. Martha começou a trabalhar na Visa em 2005, como vice-presidente de Administração de Marca da Visa International. Nesta posição, era responsável por supervisionar todos os aspectos relacionados com a marca Visa. Antes da Visa, Martha foi gerente sênior de Marketing e Comunicação da Sony para América Latina, onde esteve responsável pelo desenvolvimento e implantação das estratégias de comunicação e do planejamento de marketing. Ela iniciou sua carreira na Sony Corporation no Panamá. Martha fez administração de empresas na Universidad USMA de Panamá fez um MBA pela Universidade de Miami, nos EUA.
  • 5. 4. Paula Leal da Costa

    5 /7(Divulgação)

    Paula Leal da Costa, Chief Marketing Officer (CMO) da L’Óreal Brasil

    Paula é responsável pelas áreas corporativas de Digital, CRM e Ecommerce, Mídia, Insight de Consumidor e Mercado e Atendimento ao Consumidor. Em paralelo à função de CMO, acumulou, em fevereiro deste ano, a Superintendência da Divisão de Luxo da L’Oréal Brasil. Supervisiona diretamente uma equipe de 220 pessoas. Paula desenvolveu sua carreira na Unilever, onde esteve por 15 anos em cargos locais, regionais e globais, performando de maneira consistente em posições de grande exposição e resultados. Foi expatriada em 2005 e passou seis anos em Londres, como Diretora Marketing de categorias chave como Detergentes em Pó e Cuidados Pessoais. De volta ao Brasil em 2013, aceitou um novo desafio como Diretora de Marketing da divisão de Mobile e IT, onde foi responsável pelos planos de lançamento de produtos premium, reposicionando significativamente a percepção da marca Samsung no Brasil. Paula é formada em Administração na Fundação Getúlio Vargas, com MBA na Fundação Dom Cabral. Suas paixões profissionais são o entendimento do consumidor e a inovação, principalmente através do Digital. Acredita que estas são as bases essenciais da construção de marcas fortes e negócios de sucesso.
  • 6. 5. Paula Nogueira Lindenberg

    6 /7(Divulgação)

    Paula Nogueira Lindenberg é vice-presidente de Marketing da Ambev

    Paula entrou na companhia em 2001 e teve diversas funções em marketing: Diretora de Marketing de Brahma , de Antarctica , de Portfólio Premium e Diretora de Marketing no Equador. Desde 2012, liderou com sucesso a área de insights global, incluindo a implementação do estudo de segmentação de bebidas alcoólicas, identificação de oportunidades globais de crescimento, definição de estratégia das marcas globais e desenvolvimento do pipeline de inovações. Em 2014, liderou a área de Food and Savor, responsável por identificar oportunidades de consumo relacionando cerveja e comida. Paula é formada em Administração de Empresas pela FGV e possui MB pela companhia.
  • 7. Agora, veja as tendências previstas para marcas e consumo

    7 /7(.)

  • Acompanhe tudo sobre:Comunicaçãoestrategias-de-marketingMachismoMulheresMulheres executivas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame