Marketing

Michelin cria escola interna de marketing para funcionários

A filial brasileira da Michelin, uma das maiores fabricantes mundiais de pneus, está criando uma escola interna de marketing para treinar funcionários do grupo na América Latina. A intenção da empresa, inspirada em experiência da matriz na França, é profissionalizar sua área de marketing -- que no Brasil tem só metade da equipe com especialização […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h55.

A filial brasileira da Michelin, uma das maiores fabricantes mundiais de pneus, está criando uma escola interna de marketing para treinar funcionários do grupo na América Latina. A intenção da empresa, inspirada em experiência da matriz na França, é profissionalizar sua área de marketing -- que no Brasil tem só metade da equipe com especialização no tema -- e capacitar funcionários de outras áreas para entender mais sobre o assunto. O objetivo é fazer com que os empregados fiquem mais próximos dos clientes para sermos mais competitivos , afirma Tarcísio Coelho, gerente de treinamento e desenvolvimento da Michelin na América Latina. Queremos saber antes o que os consumidores desejam.

Segundo ele, a escola vai estimular o surgimento de idéias para melhorar o nível dos serviços oferecidos. Com isso, a empresa planeja ter uma atuação mais intensa junto a revendas e oficinas para orientar serviços como alinhamento e balanceamento dos pneus, por exemplo. Não basta termos um produto de qualidade , diz Coelho.

A previsão é de que sejam treinados 870 funcionários das subsidiárias do Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, Peru, Equador e Venezuela. Eles serão divididos em turmas de cerca de 15 pessoas. Só ficarão de fora os empregados da área operacional , diz o gerente. Os cursos bilíngües, oferecidos em módulos de cinco ou dois dias, serão dados por funcionários de marketing da multinacional e por consultores externos. Decidimos criar uma escola para que esse trabalho seja contínuo , diz o gerente. A primeira turma acabou de se formar. No próximo mês, começará o treinamento da equipe de vendas. Segundo a empresa, sua participação de mercado é hoje de 25% no segmento de pneus de carga, radiais e convencionais e de 9% para os pneus de veículos de passeio.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Marketing

O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidor

Brics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global

'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno Mars

Fernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú