McDonald's entra no Conar contra comerciais do Habib's
Conar vai julgar pedido do McDonald's, que reclama dos comerciais do Habib's que satirizam marca e personagem de Ronald McDonald
Guilherme Dearo
Publicado em 21 de outubro de 2016 às 11h46.
Última atualização em 21 de outubro de 2016 às 15h26.
São Paulo – O McDonald’s não gostou nem um pouco das piadas do Habib’s em seus últimos comerciais.
A marca entrou com um pedido no Conar ( Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária ), para que o órgão investigue as campanhas do Habib’s "Leilão" e "Novos Beirutes Habib’s".
Os comerciais em questão foram veiculados na televisão entre julho e setembro.
Nos filmes, o Habib’s satiriza os concorrentes McDonald’s e Burger King.
Sem citar nomes, os comerciais deixam claro de quem estão falando: há um palhaço (Ronald McDonald) e um rei (a mascote do Burger King).
Os filmes foram criados pela agência Publicis.
O McDonald’s acusa o Habib’s de denegrir sua imagem (o palhaço das campanhas não é dos mais simpáticos e charmosos...), publicidade comparativa e irregular e violação de direito autoral
A reclamação foi feita em 14 de outubro e ainda não foi analisada pelo Conar. O julgamento deve acontecer no final de novembro.
Lembrando que as decisões do Conar não têm caráter jurídico: o órgão autorregula o meio publicitário e as marcas e empresas cumprem suas decisões.
Em comunicado oficial, o McDonald's disse: "A empresa não comenta sobre processos em andamento, mas reforça o respeito pelo cumprimento das regras publicitárias".
Confira os comerciais em questão:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=24&v=0oMnqhatSkg