Marketing

Influência dos consumidores digitais é abordada em estudo da Razorfish

Engajamento de anunciantes com mais de 100 mil usuários de redes sociais comprova que a audiência ainda é mais efetiva nos meios tradicionais

Influência dos consumidores digitais é abordada em estudo da Razorfish (Divulgação)

Influência dos consumidores digitais é abordada em estudo da Razorfish (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2011 às 10h44.

São Paulo - As interações das marcas e de mais de 100 mil usuários das plataformas de relacionamento online foram reunidas no levantamento Liminal, da agência digital Razorfish. O estudo compila a partir de entrevistas individuais em profundidade e do monitoramento online cerca de seis mil consumidores do banco de dados da companhia aérea Virgin America, e englobam dados sobre o engajamento em mídias sociais relativos a mais de 100 mil usuários de internet, em dados da empresa Rapleaf.

Entre as conclusões está o fato de que o consumidor ainda não consegue enxergar as plataformas on line como fontes de envolvimento com uma marca, uma vez que não atendem a todas as expectativas da audiência. A maioria das pessoas prefere métodos mais tradicionais como o e-mail, sites da empresa ou, ainda, por meio do boca a boca.

Os consumidores citaram o fato de sentirem-se valorizados como sendo o elemento mais importante para o envolvimento com uma marca. "Todos querem a mesma coisa. Assim, as empresas devem se preocupar menos com a construção de inúmeros canais e pontos de contato e mais sobre como assegurar que cada interação com o cliente comunique valor", aconselha Tassinari.

O conceito de "consumidor no controle" pode não ser tão adequado quanto se pensava. Entre as seis qualidades que definem o engajamento – sentir-se valorizado, confiança, eficiência, coerência, pertinência e controle –, este último foi classificado como o menos significativo entre os consumidores.

Como parte do estudo, a Razorfish também criou uma ferramenta intitulada “Ranking de Influência do Consumidor” – uma equação que auxilia as marcas a avaliarem o valor de um consumidor com base em sua influência e alcance, bem como a intenção e o poder de compra deste indivíduo. A equação baseia-se fortemente no Twitter, uma vez que o serviço de microbloging é a mais pública e controlável de todas as principais plataformas sociais, observa o relatório.

O Ranking de Influência do Consumidor é o outro lado da pontuação SIM Score (Marketing de Influência Social), desenvolvida pela Razorfish em 2009 para ajudar a medir a influência das próprias marcas nas mídias sociais. A metodologia SIM Score proporciona uma análise abrangente da estabilidade de uma marca, e não apenas de sua força na web social.

Para ler o estudo na íntegra clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:Consumidoresestrategias-de-marketingPublicidade

Mais de Marketing

Os times de futebol mais valiosos do Brasil e do mundo em 2024

As 10 marcas mais inclusivas do mundo, segundo pesquisa; Google lidera ranking

Igor Puga é o novo CMO da Zamp, dona do Burger King e Popeyes

Disputa pelas listras: Adidas luta com grife Thom Browne pelo monopólio da marca

Mais na Exame