República Popular do Corinthians foi considerada "Ideia do Ano" pelo Worldwide Creative Board da rede Saatchi & Saatchi (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 18 de abril de 2011 às 15h10.
São Paulo - A ideia que oficializou a criação da "República Popular do Corinthians pela F/Nazca para a Nike foi considerada "Idea of the Year" (Ideia do Ano) pelo Worldwide Creative Board da rede Saatchi & Saatchi.
A campanha chegou ao primeiro lugar entre trabalhos dos 140 escritórios da rede espalhados por todo o mundo. Ficou na frente de cases como Friend Recovery, da argentina Del Campo para a cerveja Andes, empatada em 2º lugar com Welcome Back do escritório da Saatchi & Saatchi em Londres para a T-Mobile. Em terceiro lugar ficou Swagger Wagon do Toyota Sienna, criação da Saatchi & Saatchi Los Angeles.
O Worldwide Creative Board reúne os principais criativos da Saatchi & Saatchi duas vezes por ano para avaliar e repensar os caminhos criativos de suas agências. Na reunião, que antecede o Festival de Cannes, o grupo elege a "Idea of the World". São trabalhos que devem integrar a próxima edição do evento, que acontece em junho.
O trabalho da F/Nazca, a "Nação Corinthiana", com seus 30 milhões de torcedores, foi transformar o Corinthians numa nação de verdade, com certidão de nascimento, RG, passaporte, carta magna, carta de anistia, bandeira e até moeda própria. A faixa presidencial da República Popular do Corinthians empossou Lula, em 1º de setembro de 2010, data do centenário do clube, como presidente dessa nação. A campanha gerou R$ 13 milhões em mídia espontânea.
Assista ao vídeo da campanha: