Marketing

Amstel traz Amsterdã ao Rio Pinheiros em evento com passeio de balsa gratuito

Em homenagem ao King’s Day, iniciativa do Grupo Heineken em São Paulo acontecerá durante dois finais de semana, com comidas típicas, música, shows burlescos e cerveja

Amstel celebra o espírito livre de amsterdam às margens do Rio Pinheiros (Amstel/Divulgação)

Amstel celebra o espírito livre de amsterdam às margens do Rio Pinheiros (Amstel/Divulgação)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 17 de abril de 2024 às 18h54.

Última atualização em 17 de abril de 2024 às 19h23.

Depois do sucesso do bar flutuante da Heineken no Rio Pinheiros, em São Paulo, a Amstel, do mesmo grupo cervejeiro, anuncia uma nova ativação no local. A marca, nascida em Amsterdã, em 1870, vai realizar a 1ª edição do Amstel Espírito de Amsterdã nos próximos dias 27 e 28 de abril e 4 e 5 de maio.

A iniciativa é uma homenagem ao King’s Day (em português, Dia do Rei), que acontece oficialmente em 27 de abril, em Amsterdã, e celebra o aniversário do rei da Holanda. Ao longo de todo o mês, a atmosfera festiva toma conta da capital dos Países Baixos, marcando também a chegada da primavera, com eventos culturais às margens dos canais e a beleza das tulipas, tudo embalado pela cor laranja, símbolo do país.

De acordo com Cecília Alexandre, diretora de marketing de mainstream e economy do Grupo Heineken no Brasil, a ideia do evento é transmitir esse mesmo espírito de Amsterdã e celebrar os pontos de conexão com São Paulo, como diversidade, liberdade, cena da música eletrônica e paixão pelo futebol.

"Além de falar da origem da marca e seus diferenciais, o que conota reputação, a gente associa essa autenticidade e lado cosmopolita das duas cidades, tendo como elo os canais e o Rio Pinheiros, e ainda trazendo vida para o entorno", diz a executiva, que chegou na companhia há cerca de um mês.

A escolha do local não foi por acaso e segue uma agenda ESG. O objetivo do Grupo Heineken é chamar a atenção da população para as condições do rio, um dos mais importantes da capital a paulista e poluído há décadas. A cervejaria é uma das patrocinadoras de diversos projetos de revitalização, por isso colabora com iniciativas, como a construção das ciclovias e a realização de ativações.

"Gosto de dizer que as marcas tem que ser pautadas por verdade, velocidade e vivência. A verdade é essencial e precisa acontecer primeiro, por isso as parcerias vieram antes da ativação", afirma Alexandre, que ainda destaca o crescimento de Amstel no Brasil nos últimos anos. Em 2023, o voulme da marca teve alta de 30%.

Passeio de balsa pelo Rio Pinheiros

Com entrada gratuita, o Amstel Espírito de Amsterdam contará com comidas típicas, música, shows burlescos e, claro, cerveja. "Todo o projeto foi idealizado para que as pessoas possam, desde o primeiro momento, viver a experiência de Amsterdã. Teremos espaços icônicos da cidade, como a Red Light (bairro famoso), além de tulipas, moinhos e outras surpresas", afirma a diretora de marketing, que não informa o investimento.

Diferentemente do Floating Bar, que era fixo, o evento vai promover ainda uma experiência on board, remetendo aos barcos cheios de foliões que invadem os famosos canais durante o King's Day. O público poderá vivenciar momento semelhante com um passeio de balsa pelo Rio Pinheiros, saindo da Ponte Jaguaré indo até a Ponte Cidade Universitária. Com capacidade para 100 pessoas, a embarcação contará com um Bar Amstel, atrações musicais e performances.

Como será o 1º Amstel Espírito de Amsterdã?

Na chegada ao evento, o público será conduzido pela equipe de produção até a Ponte de Boas Vindas (Welkom Brug) e, do outro lado, já será possível ver parte da cenografia. Na ponte de entrada, o visitante já sente o início de imersão visual e auditiva, que o transporta de São Paulo para Amsterdam.

Para imprimir ainda mais pertencimento holandês ao evento, e fortalecer a conexão entre as duas cidades, o espaço contará com um Central Village que será embelezada com tulipas e flores de Holambra, em parceria com uma cooperativa local. Além disso, as famosas texturas arquitetônicas dos prédios dos canais e demais códigos visuais da cidade estarão presentes no espaço.

Para uma experiência ainda mais completa, o espaço contará com a gastronomia do buffet Martina Holandesa durante todo o festival, com comidas típicas e temáticas, além do Coffee Shop inspirado em estabelecimentos de Amsterdam.

As ativações também foram criadas remetendo às características culturais dos Países Baixos, como o mercado de pulgas a estação de bicicletas recarregáveis, um jardim de tulipas, além de um palco interativo que representa o Red Light District, mas que no evento trará performances de artistas do Love Cabaret.

No King’s Day, 27 de abril, o espaço do Espírito de Amsterdam, além de todas as características do dia festivo, será decorado na cor laranja, assim como acontece na Holanda. O evento oferecerá camarins para que os participantes se integrem ainda mais no clima da principal festa holandesa, podendo usar peças de vestuário, acessórios e outros adereços típicos.

Um dos desdobramentos das festividades de King's Day no Brasil será a Rota do Rei, um roteiro com ativações em mais de 200 bares espalhados pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Nesta data, os bares estarão oferecendo promoções de chopp Amstel, a tradicional King Coin, distribuição de brindes, decoração temática e muito mais.

Programação

O Canal Stage, espaço reservado para as atrações e shows, terá capacidade para 450 pessoas. O local é uma homenagem aos símbolos de conexão e liberdade de Amsterdam. O público poderá aproveitar a festa com o selo de Dia do Orgulho (Pride Day), no dia 28, assinado pelo Festival Castro, com vários DJs e uma atração surpresa que dará início às celebrações.

No sábado, 4 de maio, o evento explora a vocação pela música eletrônica (Amsterdam é sede do maior evento de música eletrônica do mundo - ADE - Amsterdam Dance Event), e tem a curadoria do WME (Women´s Music Event), uma plataforma de música, negócios e tecnologia criada para aumentar o protagonismo da mulher na indústria da música.

No domingo, dia 5, o evento se encerra com a Festa Spring, além de uma apresentação especial da Love Cabaret, espaço localizado no centro da cidade conhecido como um parque de diversões de adultos e ativações fazendo alusão ao mercado das pulgas.

Como retirar ingresso?

A retirada dos ingressos será realizada por meio do site da Amstel, que fornecerá, entre outras informações, a programação, datas e atrações. Ao clicar em “resgatar”, o usuário é direcionado para a plataforma da Sympla, onde poderá obter sua entrada a partir de 22 de abril.

Os ingressos terão duas datas de abertura e a opção de retirada é somente em pares, não havendo convites individuais:

  • 22 de abril para o 1º final de semana do evento
  • 29 de abril para o 2º final de semana do evento

O Festival Amstel Espírito de Amsterdam terá capacidade para receber 1.000 pessoas por dia. O projeto ainda conta com a assinatura da agência ATENAS.ag, além de parceria de Wado Gonçalves e Diego Ognibenia, dupla especializada em space branding, e também de Rike Volpato, estrategista criativo.

O evento também se conecta à campanha 'I AMSTEL – O Sabor Incomparável de Sermos Nós Mesmos', que busca destacar a autenticidade e a liberdade, instigando as pessoas a serem elas mesmas, sem rótulos ou máscaras.

“O conceito ‘ponte’ deste projeto promove uma jornada de experiências alinhadas aos valores de Amstel. De maneira lúdica, com intervenções cenográficas e artísticas, vamos surpreender e divertir com atrações, como a oportunidade inédita de navegar pelo Rio Pinheiros", declara Guilherme Bailão, diretor de experiências de marca e patrocínios do Grupo Heineken no Brasil.

Serviço

Amstel Espírito de Amsterdam
Dias: 27 e 28 de abril, 4 e 5 de maio
Ingressos: link estará disponível a partir de 22 de abril no site da Amstel
Entrada gratuita

Acompanhe tudo sobre:AmstelHeinekenCervejasEntretenimento

Mais de Marketing

Dia das Mães: Boticário, Burger King e outras marcas apostam em campanhas para a data

Latam e Movimento União BR transportam 10 toneladas de cobertores e cestas básicas para o RS

De Bombril a Morumbis, relembre 24 comerciais que marcaram época

O caminho dos CMOs rumo aos conselhos de administração

Mais na Exame