Marketing

Haja saúde

Guarulhos, ABC e zona leste são regiões da Grande São Paulo com excelente potencial para a venda de planos de saúde corporativos. É o que concluiu a Cigna Saúde, divisão da multinacional americana Cigna, em pesquisa encomendada à consultoria Financial Market Research no ano passado. Baseada nos resultados do levantamento, a Cigna decidiu usar uma […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h54.

Guarulhos, ABC e zona leste são regiões da Grande São Paulo com excelente potencial para a venda de planos de saúde corporativos. É o que concluiu a Cigna Saúde, divisão da multinacional americana Cigna, em pesquisa encomendada à consultoria Financial Market Research no ano passado. Baseada nos resultados do levantamento, a Cigna decidiu usar uma estratégia one stop shop, em que a empresa-cliente não precisa comprar de diferentes seguradoras os planos para os diversos escalões de sua hierarquia. A Cigna, que já oferecia planos para funcionários de áreas operacionais, criou uma nova linha de seguros voltada para diretores e gerentes e investiu quase 3 milhões de reais em ações de marketing e vendas. Resultado: 100 mil novos segurados, o dobro do ano passado, totalizando 360 mil clientes. Veja na tabela no final da pagina o que a empresa descobriu:

SEMPRE CABE MAIS UM

Acredite: a avenida Paulista ainda atrai investimentos no setor imobiliário. A incorporadora Serplan e a construtora Tricury acabam de comprar um terreno de 1,5 mil metros quadrados na altura da rua Ministro Rocha Azevedo para ali erguer um novo edifício comercial de alto padrão. A obra deve consumir 22 milhões de reais. Um dos diferenciais será a marca de uma vaga de estacionamento para cada 33 metros quadrados, algo raro na região. Logo ao lado, num terreno vizinho ao MASP onde hoje funciona um estacionamento, a construtora Gafisa está à frente de um hotel cinco-estrelas que deverá ser lançado nos próximos meses. A idéia é reproduzir as linhas arquitetônicas do MASP.

CHURROS NO SHOPPING

Mais conhecido nas barracas de camelôs, o churro chega aos shoppings paulistanos com direito a exibição de videoclipes nas lojas e badaladas de sinos para avisar que o produto está pronto. A Churromania, rede venezuelana que possui mais de 40 lojas nos Estados Unidos, na Espanha e na Venezuela, projeta para 2002 investimentos de 500 mil dólares em São Paulo, com a abertura de quatro pontos próprios em shoppings e 12 por meio de franquia. Atualmente, a rede conta com um ponto no Shopping Center Lapa. "Quem experimenta o churro fast-food nunca mais volta às barracas e carrinhos", afirma o empresário Hans Östlund, dono da marca Churromania no país.

RESSACA DO TERROR

O mercado de eventos da metrópole está sentindo o impacto dos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos. Segundo pesquisa do São Paulo Convention & Visitors Bureau, que reúne os empresários do setor, três de cada dez eventos internacionais programados até dezembro na cidade foram cancelados. Os eventos que se realizaram também foram afetados: 47% dos americanos inscritos cancelaram suas reservas. A saída, segundo a entidade, será atrair em 2002 visitantes de outros países da América Latina.

CARNE COM ISO

O Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 está chegando à gastronomia brasileira. Mais especificamente a uma das churrascarias mais tradicionais da capital, o restaurante Rodeio. Após um investimento de 300 mil reais, o Rodeio conseguiu ser o primeiro restaurante à la carte, fora de hotel e não pertencente a nenhuma rede, a receber o certificado. Entre outras práticas adotadas pela família Macedo, proprietária da casa, estão o monitoramento constante da temperatura das geladeiras, o uso de luvas descartáveis, o hábito dos funcionários lavarem as mãos de hora em hora e até a instalação de um filtro especial nas chaminés. Hoje, 25 empresas brasileiras possuem a versão 2000 do ISSO 9001.

FITNESS EM ALTA

A chegada do verão está animando o mercado de fitness em São Paulo. A Bio Ritmo, rede de academias com seis unidades na capital, prepara uma surpresa no centro da cidade: uma filial de 4 mil metros quadrados, assinada por João Armentano, a ser inaugurada em abril de 2002. O edifício, localizado na rua 15 de Novembro, foi projetado por Ramos de Azevedo e tem sua fachada tombada. Edgard Corona, presidente da Bio Ritmo, pretende injetar 2,5 milhões de reais na reforma do prédio e na restauração da fachada. Para atender os executivos da vizinha Bovespa, a academia terá displays com cotações do mercado e computadores para que os alunos operem ações da Bolsa. Corona planeja ainda abrir uma nova unidade em Interlagos, em junho de 2002, com investimento de 1,6 milhão de reais.

É em São Paulo que a Reebok está inaugurando suas primeiras lojas de equipamentos para o consumidor final. Com a marca Reebok Fitness Equipment, as lojas estarão localizadas nos bairros de Cidade Jardim e Pacaembu. A empresa espera atingir a liderança do setor, com investimento total de 12 milhões de reais e 15 lojas espalhadas pelo país até 2004.

CURTAS

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, as mais de 300 locadoras da metrópole responderam por 20% do faturamento de 1,6 bilhão registrado pelo setor no ano passado. O balanço de 2001 aponta para um crescimento de 15%.

Dois produtos ganham força no mercado paulista. A Lipton, líder nacional no segmento de chás gelados, já detém metade do mercado na Grande São Paulo. A fatia da italiana Cirio no segmento de molhos de tomate premium no estado atingiu 61% em agosto e setembro, um salto de 27 pontos percentuais em apenas seis meses.

Um pool de 20 laboratórios de todo o país está investindo 3 milhões de reais numa central para exames avançados na capital. Motivo: com o aumento de escala, o custo cai para as seguradoras.

Paulo César Mauro, franqueador da Sapataria do Futuro, está diversificando. Junto com a centésima loja da rede, ele está criando as marcas Lavanderia e Costura do Futuro. A expectativa para 2002 é inaugurar 40 lojas das três marcas em São Paulo.

Potencial
seguro
Veja
a radiografia dos mercados estratégicos para planos de saúde na Grande
São paulo
RegiãoNo.
de empresas
No.
de funcionários
Setores
principais
Empresas
com seguro saúde
Potencial
Guarulhos10.000190.000Indústria,
Serviços
90%Planos voltados
para diretoria e gerência
Zona leste18.000320.000Indústria45%Planos
individuais
ABC23.000360.000Serviçosde 70% a 80%Planos voltados
para diretoria e gerência
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Marketing

Entrevista: Philip Kotler apresenta novo conceito de marketing que vai além dos 4 Ps

Integração de ferramentas é o maior desafio das martechs, mostra pesquisa

O Boticário se une a Paramount em collab do Bob Esponja e prevê 50% das vendas em lançamento

Grupo Heineken expande portfólio e lança cerveja Sol zero álcool no Brasil

Mais na Exame