Marketing

Foursquare lança plataforma de anúncio para comércios locais

Formato publicitário da rede social será exibido nos resultados de busca

Foursquare: serviço funciona de maneira similar aos Promoted Tweets do Twitter, mas tem como foco os pequenos e médios negócios (Reprodução)

Foursquare: serviço funciona de maneira similar aos Promoted Tweets do Twitter, mas tem como foco os pequenos e médios negócios (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 14h55.

São Paulo - Quem deixou de usar o Foursquare por uma questão de privacidade ou porque sempre afirmou que é uma bobagem compartilhar onde estou, está perdendo uma valiosa ferramenta para explorar cidades. Nos últimos anos, com a queda da moda do check-in, foi para isso que a própria rede social se voltou: se transformar em um guia crowdsourcing, indo muito além do mero compartilhamento de localização.

Isso resolveu um problema conceitual, mas por outro lado fez a grana minguar. O Foursquare conseguiu diversos anunciantes quando a onda era fazer check-in para ganhar badges. Os mimos virtuais caíram em desuso, ainda existem, claro, mas o formato foi descontinuado para empresas. Mesmo avaliada em 760 milhões de dólares, a companhia faturou apenas 2 milhões no ano passado.

Dessa forma, a rede social lançou hoje um novo formato para fazer receita: propaganda entre os resultados de busca, baseada também na localização do usuário. Ao procurar por determina palavra-chave – provavelmente atrás de indicação de um restaurante, loja ou afins – um anúncio contextualizado é exibido no topo.

Funciona de maneira similar aos Promoted Tweets do Twitter, mas o Foursquare tem outro foco: os pequenos e médios negócios. A intenção da ferramenta é que comércios locais, não tão conhecidos pelo público, possam se destacar em meio as opções de sempre.

É por isso que já começa aberta, com uma plataforma automatizada, não sendo apenas para empresas selecionadas como é prática de outras redes sociais. Os anunciantes poderão monitorar os resultados, e além de visualizações e cliques, saberão também quem viu o anúncio e de fato foi até a loja. Se a pessoa fizer check-in, é claro.

O vídeo abaixo apresenta o formato:

//www.youtube.com/embed/J8JqUlQj43M?feature=player_embedded

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaestrategias-de-marketingFoursquareInternetPequenas empresasRedes sociais

Mais de Marketing

O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidor

Brics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global

'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno Mars

Fernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú