Exame Logo

Coca-Cola, Ford e iPhone, entre as marcas mais importantes para mulheres

Pesquisa da NBC Universal revela surpresas como a presença de marcas de videogame, geralmente pouco comentadas entre o público feminino

Coca-Cola: marca ficou em sexto lugar entre as marcas mais importantes de setembro (Divulgação/Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2010 às 21h55.

São Paulo - Uma pesquisa da Women at NBCU, unidade da NBC Universal voltada para ajudar anunciantes a alcançar o público feminino, destacou as 500 marcas mais importantes para mulheres. Das 500, a organização fez um ranking com as 25 mais lembradas pelo público.

O estudo, chamado de "Brand Power Index" foi baseado em uma compilação de dados online levantados pela ComScore, pela New Media Strategies e também por entrevistas pessoais da Keller Fay. De acordo com a última, mulheres falam aproximadamente 92 vezes sobre marcas durante a semana. De cada dez mulheres entrevistadas, seis acham que indicações de marcas vindas de outras mulheres são confiáveis. 51% delas comprariam um produto baseadas em conversas sobre ele, se recebessem informações positivas.

Veja também

Entre outras marcas citadas na pesquisa, porém não entre o ranking das 25, está a Bayer. A empresa farmacêutica saltou da posição 381 em agosto para a 140 em setembro, ou seja, uma escalada de 241 pontos, impulsionada por campanhas em mídias digitais e sociais e plataformas como a "One a Day", que promove o bem-estar feminino.

Marcas com exposição durante o lançamento de novas temporadas de séries em TV aberta foram algumas das que mais se destacaram em setembro. A Dr. Pepper, por exemplo, foi beneficiada pelo alto grau de citações na série Glee, exibida pela Fox. A marca subiu 19 posições de agosto para setembro, ficando em 62.

A surpresa ficou com marcas de videogame, geralmente com pouco destaque entre o público feminino. O lançamento do PlayStation Move, no mês passado, colocou a marca "PlayStation 3" em destaque e empurrou-a quase 140 posições acima, saltando de 304 para 150. O burburinho sobre o PlayStations acabou respingando no concorrente comercializado pela Nintendo, o Wii, que também subiu 11 posições de um mês para outro.

Grandes movimentos no ranking mensal também ocorreram com marcas que ofereceram campanhas bem-humoradas direcionadas para crianças e adolescentes. A Applebee's, por exemplo, subiu 81 posições ao criar a promoção "Kids eat Free" em algumas filiais. A LG, com seu "National Texting Championships", campeonato que premia o participante mais rápido a digitar mensagens (SMS) escritas e sem erros, saltou 65 posições.

Veja o ranking:

PosiçãoMarca
1Wal-Mart
2Target
3eBay
4Verizon
5Ford
6Coca-Cola
7iPhone
8AT&T
9Honda
10Pepsi
11iPod
12Amazon
13Toyota
14Sears
15Similac
16Bank of America
17Microsoft
18Netflix
19Tylenol
20McDonald's
21Sprint
22Kohl's
23Chevrolet
24Samsung
25Comcast

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresEstados Unidos (EUA)estrategias-de-marketingMarcasPaíses ricosPesquisas de mercado

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Marketing

Mais na Exame