De Natura a Burger King: 5 campanhas marcantes de 2020
Campanhas publicitárias de 2020 falaram da pandemia em tom emocional, enquanto outros vídeos usaram bom-humor para entreter e informar
Marina Filippe
Publicado em 30 de dezembro de 2020 às 09h00.
O ano de 2020 obrigou a reinvenção das agências de publicidade e das empresas em suas campanhas de marketing. Com a pandemia da covid-19 e, consequentemente distanciamento social, as produtoras passaram a testar seus elencos e funcionários até pedir para que as campanhas fossem produzidas em casa.
Pensando nisso, a EXAME separou cinco campanhas que deram o que falar e apontaram para diferentes modelos de se fazer marketing.
Profissionais da Saúde da Dove: A marca de higiene e cuidados pessoais lançou um vídeo que mostrou as marcas nos rostos dos profissionais da saúde na linha de frente do combate contra a covid-19.Como agradecimento, a marca doou o equivalente a mais de 5 milhões de euros de produtos Dove e equipamentos de proteção para iniciativas globais incluindo os profissionais da saúde no Brasil.
Páscoa da Lacta: A marca de chocolates revisitou seu posicionamento, que passou a ser “Lacta. Cada pedacinho aproxima. Mesmo estando cada um na sua toca”. Para a divulgação foram produzidos vídeos com apelo emocional, no tom de carta narrada. Veja um dos vídeos abaixo, em que uma avó fala da saudade e do sentimento ao não estar presente fisicamente na primeira Páscoa do neto.
https://www.youtube.com/watch?v=4J3JqFnYpSw&feature=emb_logo
Dia dos Pais Natura: a campanha apresentouum grupo de 14 influenciadores, entre eles o ator Thammy Miranda, o que causou reações positivas e negativas nas redes sociais. Segundo Andrea Alvares, vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura, a intenção não foi criar polêmica ou chocar, foi apenas mostrar as nuances da masculinidade.
Halloween do Burger King: a redede fast-food Burger King realizou uma promoção que permitia a retirada grátis de um sanduíche Whopper para quem fosse ao drive-thru “voando” em uma vassoura. Nas 172 unidades participantes o Burger King distribuiu cerca de 140.000 sanduíches, um número quase três vezes maior do que o prometido, que eram de 300 unidades por loja.