10 gigantes com forte presença "verde" nas redes
Cada vez mais empresas recorrem às redes sociais a fim de espalhar suas iniciativas em prol da sustentabilidade para o público. Veja as 10 companhias que tiram o melhor dessas mídias, segundo o SMI-Wizness Social Media Sustainability Index 2012
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 16h49.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h43.
São Paulo - Ter uma forte presença "verde" nas mídias sociais é uma procupação crescente entre as maiores empresas do mundo. Segundo o relatório SMI-Wizness Social Media Sustainability Index 2012, a maior parte das gigantes globais (87%) possuiam, em 2012, perfil ativo no Facebook para comunicar seus esforços nessa seara. Elas também buscam o Twitter , Pinterest e blogs para tornar público as iniciativas que estão abraçando a fim de reduzir sua pegada ecológica . Entre as 100 megacorporações avaliadas no Índice, 10 se destacaram. Veja nos slides a seguir quem está tirando o melhor proveito das redes para comunicar seu engajamento com a sustentabilidade .
O que diz o relatório: A Levi Strauss tem boas histórias para contar, seja pelo fornecimento de algodão mais sustentável, oferecendo aos clientes conselhos úteis sobre como lavar e cuidar do jeans, seja pela introdução de uma linha de produtos que geram menos resíduos e levam garrafas de plástico e bandejas de alimentos reciclados na sua composição. A companhia apostou no Instagram para lançar a campanha Waste<Less (Resíduos <Menor) e aproveita o seu blog de sustentabilidade ( LS & Co Unzipped ) e o perfil no Twitter @ Levisguy para discutir outras iniciativas ambientais junto à comunidade.
O que diz o relatório: O banco da Espanha Bilbao Vizcayo Argentaria (BBVA) é uma enxurrada constante de atividades online e inovação. Um dos seus projetos mais notáveis em 2012 foi o BBVA Centro de Innovación, cujo site principal, juntamente com o Facebook, Twitter e Pinterest, abrange temas como cidades inteligentes e crowdsourcing. Mas isso é apenas parte da estratégia de comunicação da sustentabilidade do Banco. Em 2011, o BBVA também lançou o Projeto Momentum, uma colaboração iniciada em 2011 com escolas de negócios da Espanha para promover o empreendedorismo social no país.
O que diz o relatório: "Equipe Verde" parece um termo fora de moda, mas isso não impediu o eEbay de montar um portfólio impressionante de ações e serviços de sustentabilidade que só poderia ser bolado por um grupo totalmente focado e inspirado pelo conceito. A iniciativa mais interessante da empresa em 2012 foi uma parceria feita com a organização Common Threads para a criação de uma loja online para venda de equipamentos, roupas e outros materiais de segunda mão para quem quer viajar para regiões gélidas, como a Patagônia, que empresa seu nome ao projeto.
O que diz o relatório: A Danone tem duas principais iniciativas de sustentabilidade com foco social - o Down to Earth, um espaço aberto para discutir os deafios do mundo e o Communities, um site que reúne informações sobre empreeendorismo social, financiamento e desenvolvimento de empresas locais em prol de um modelo econômico sustentável. O Down to Earth é o carro-chefe de comunicação da Danone com foco na sustentabilidade. Mistura de blog e site, a plataforma é visualmente atraente com uma linguagem criativa, capaz de alcançar um amplo plúbico.
O que diz o relatório: Pouco tempo atrás, a GE era vista como um dinossauro dos negócios desligado das tendências online. Não mais. Desde o sucesso do Desafio Ecomagination, projeto que estimulava a inovação entre estudantes de design de todo o mundo, a multinacional vem produzindo instigante conteúdo online e projetos de inovação e sustentabilidade. Hoje, a empresa possui uma carteira de inteligentes canais de mídia social (Txchnologist.com, Healthymagination, Ecomagination, Idéias Lab) e seus Relatórios de Sustentabilidade estão sendo disponibilizados no formato digital.
O que diz o relatório: A segunda empresa espanhola no top 10, a gigante Telefônica, oferece uma miscelânea de meios de comunicação em torno de questões de sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa. Cada post novo no seu blog de sustentabilidade sai dali direto para o Twitter e o Facebook. A Telefônica também tem um site vibrante voltade para comunidade e a iniciativa Think Big, que incentiva e financia os jovens para ajudar a melhorar suas comunidades locais.
O que diz o relatório: A gigante de tecnologia continua a impressionar com suas iniciativas resguardadas sob o guarda-chuva do mantra "Smarter" (Mai Inteligente), que coloca a ação colaborativa no centro dos esforços da marca. Nos últimos anos, a IBM abraçou a filosofia dupla de tecnologia empresarial e sustentabilidade, através de programas como o Smarter Planet, Smarter Cities e Smarter Commerce.
O que diz o relatório: Apesar de ter dado o ponta pé inicial em sua estratégia de sustentabilidade em 2007, a gigante do setor de varejo britânica Marks & Spencer demorou para acertar a mão no uso das mídias sociais. Tudo mudou ano passado, quando a empresa assinou um pacto com a Oxfam, uma das instituições conservacionistas mais importantes do mundo, para reciclar peças velhas de roupa. A campanha não só ajuda a M&S a dar um upgrade na comunicação para explicar termos como "sustentabilidade" ao grande público, mas também deu aos clientes um canal de comunicação direto, através de um aplicativo para Facebook.
O que diz o relatório: Através da iniciativa "EarthSmart" a transportadora de entrega global FedEx mantém uma estratégia bem definida de comunicação de suas ações de sustentabilidade. A FedEx usa seu blog corporativo, assim como o feed do Twitter de seu vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitch Jackson, para oferecer atualizações diárias sobre as atividades da empresa. Através de seu site EarthSmart, compartilha informações de forma divertida, e também lança mão de aplicativos criativos para contagiar clientes, como o app Enchanted Forest do Facebook.
O que diz o relatório: A Microsoft aposta em blogs para difundir seus esforços de Cidadania desde 2008. Mas foi ano passado que a gigante do software lançou um programa de responsabilidade sócio-ambiental ambicioso – o YouthSpark, projetado para ajudar 300 milhões de crianças em 100 países a "ter uma boa educação, encontrar trabalho ou iniciar seu próprio negócio". O projeto inclui um portal de micro-funding, o Innovate4Good, rede mundial que visa ajudar os jovens a "colaborar, inspirar e apoiar uns aos outros enquanto usam a tecnologia para fazer a diferença em suas comunidades", além de uma série de outros mini-projetos alojados no Hub YouthSpark. Todas essas ações são potencializadas pelo trabalho de divulgação que a empresa faz no Twitter e Facebook.
Mais lidas
Mais de Marketing
O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidorBrics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno MarsFernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú