Entre os premiados brasileiros está a agência Talent, que levou o cobiçado Grand Prix na categoria Radio (Valery Hache/AFP)
Maurício Grego
Publicado em 24 de junho de 2012 às 11h44.
São Paulo — O Festival Internacional de Criatividade de Cannes se encerrou neste sábado com o Brasil em posição de destaque. O país terminou o festival com o recorde histórico de 79 leões, contra 68 no ano passado. Agências de publicidade brasileiras receberam 1 Grand Prix, 10 Leões de Ouro, 16 de Prata e 52 de Bronze.
Entre essas agências, a mais premiada foi a Ogilvy, com 16 leões. Em segundo lugar ficou a DM9DDB com 11 troféus. A Y&R levou nove prêmios. A Giovanni+DraftFCB ficou com cinco. Age Isobar e Talent receberam quatro premiações cada. A Talent foi a ganhadora do cobiçado Grand Prix de Radio. Além dessas, outras 14 agências brasileiras foram premiadas no festival.
Em 2011, o país recebeu 68 Leões, porém dois dos troféus – um de prata e um de bronze – recebidos pela agência Moma, foram suspensos após o festival, depois de receberem acusações de apologia à pedofilia e ausência de autorização do cliente, no caso, a Kia, para a criação das peças.
Apesar do ótimo resultado neste ano, o país não conseguiu nenhum prêmio em algumas categorias. Entre elas está a prestigiada Titanium & Integrated, em que são valorizados trabalhos de grande impacto, capazes de mudar comportamentos. Não houve nenhum trabalho brasileiro entre os finalistas nessa categoria.
O festival de Cannes é o maior e mais prestigiado evento de publicidade e marketing do mundo, realizado desde 1954. Além de Cannes, na França, onde acontece todos os anos desde 1984, o festival já foi sediado em Monte Carlo e Veneza. No início, premiava apenas filmes publicitários. Com o tempo, foi ganhando outras categorias. Neste ano, 34 mil trabalhos foram inscritos. A lista completa dos vencedores pode ser vista no site oficial.