As jogadas do esporte no live marketing
Confira cinco exemplos criativos de marcas que exploraram o potencial dos eventos esportivos
Da Redação
Publicado em 7 de outubro de 2015 às 17h41.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h29.
São Paulo - Seja um clássico do futebol, uma final de campeonato de qualquer modalidade ou uma corrida eletrizante de automobilismo, é fato que o esporte tem a grande capacidade de emocionar e comover o público. Se participar de um grande evento esportivo, por si, já é uma experiência única, no estádio, nos ginásios, nos ringues, nas piscinas, ou nas pistas, as marcas têm uma oportunidade ainda maior de promover sua mensagem de uma maneira emocional e altamente engajadora. Confira a seguir.
O sucesso da ação foi tão grande que teve até cobertura do Fantástico (Rede Globo). Cerca de 30 mulheres, todas as mães de torcedores do Sport, foram treinadas e preparadas para ajudar a fazer a segurança no jogo contra o Náutico, na Arena Pernambuco. Elas estavam uniformizadas com coletes de segurança e devidamente posicionadas em pontos estratégicos do estádio, chamando a atenção de todos os presentes, incluindo aí os seus filhos, sobre a importância do combate à violência entre torcidas nos jogos de futebol.
Nessa ação, um rapaz ficou em frente ao estádio do clube Velez Sarsfield distribuindo folhetos de um jovem desaparecido. Era a final do campeonato argentino de futebol, que contou com um público de 48 mil pessoas. O inusitado é que o garoto que entregava o folheto era o mesmo "desaparecido" da foto. Antes de o jogo começar, já com o estádio cheio, o telão divulgou a ação e deixou milhares de argentinos atônitos e constrangidos com a situação.
No país do futebol, compartilhar a emoção de uma partida com o pai é muitas vezes um dos momentos mais marcantes na vida de um filho. Pensando nisso, a Natura criou uma campanha para o Dia dos Pais a partir de uma homenagem surpresa de filhos a seus heróis no intervalo de um jogo de futebol. Assinado pela agência Salve e com produção da Malabar filmes, a ação contou com oito pais que foram surpreendidos com depoimentos de seus filhos no telão do estádio com um público de mais de 30 mil pessoas, em São Paulo.
Em um setor do Beira-Rio, torcedores colorados puderam comprar um ingresso e convidar um fã rival para assistir ao jogo junto, em ação para promover a paz nos estádios. A ação conseguiu atingir 4.7 milhões de dólares em mídia espontânea.
Para comemorar o título do Cruzeiro de Campeão Brasileiro, a Olympikus, fornecedora de material esportivo do time mineiro, realizou uma ação criada pela DM9Sul que envolveu toda a torcida presente no último jogo da equipe na competição. Na chegada para a partida, os torcedores receberam uma braçadeira de capitão simbolizando a importância de todos na conquista do tricampeonato. Após o fim do jogo, um troféu foi colocado em um balão de ar e arremessado para as arquibancadas do Mineirão. Assim, os torcedores puderam levantar a taça e participar da volta olímpica junto com os jogadores.
Mais lidas
Mais de Marketing
De flores a hipopótamos: o que está por trás do novo posicionamento da Avianca CargoRedNote se torna aplicativo mais baixado nos EUA antes de possível proibição do TikTokPara geração Z, causas são mais importantes do que preço – e o varejo precisa saber dissoBBB 25 estreia com todas as cotas de patrocínio comercializadas e carreata da Chevrolet