Após mais de um século, Nabisco "liberta" animais de jaula
Pacotes de tradicional guloseima da marca retratavam animais enjaulados em um vagão de circo. Mas os tempos mudaram
Vanessa Barbosa
Publicado em 21 de agosto de 2018 às 10h42.
Última atualização em 21 de agosto de 2018 às 15h24.
São Paulo - A marca de biscoitos e salgadinhos Nabisco anunciou uma mudança histórica na embalagem de um dos seus produtos clássicos vendidos nos Estados Unidos, o Barnum's Animals.
Após 116 anos, o biscoito na forma de animais agora estampa na caixa girafas, leões e elefantes "andando livremente" na natureza, e não mais aprisionados em vagões de um trem de circo.
A mudança é motivada pela organização de direitos dos animais PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), que desde abril de 2016 tem pressionado a Mondelez , empresa controladora da Nabisco, a mudar o design da embalagem sob o argumento de que desenho reforçava a ideia de que animais servem para entretenimento.
Como sugestão, o grupo enviou a imagem abaixo para a empresa:
"Quando a PETA falou sobre o Barnum's, vimos isso como uma grande oportunidade para continuar a manter nossa marca moderna e contemporânea", disse Jason Levine, diretor de marketing da Mondelez para a América do Norte, em um comunicado.
"Grandes vitórias podem vir em pequenos pacotes, e não importa onde procuremos, encontramos novas evidências de que as pessoas estão adotando a compaixão pelos animais como nunca antes", comemorou a PETA em resposta à mudança.
A entidade disse ainda que a nova caixa "reflete perfeitamente que nossa sociedade não tolera mais enjaular e acorrentar animais exóticos para shows de circo" e lembra que vários circos que usavam animais selvagens fecharam nos últimos anos, como o Ringling Bros. e Barnum & Bailey Circus.