São Paulo - Pela primeira vez desde sua criação, o Facebook decidiu modificar sua marca e logotipo em 2013. O que poderia ser uma alteração sem grande alarde dificilmente passaria despercebida quando o assunto é uma rede social usada por milhões de internautas. Não foi apenas o site de Zuckerberg que decidiu renovar sua imagem esse ano. As multinacionais Volkswagen e Chery, além de algumas marcas brasileiras, também decidiram apostar numa reforma visual para buscar novas posições diante dos consumidores. Confira a lista de marcas que alteraram seus logotipos em 2013.
Sem alarde, a rede social de Mark Zuckerberg alterou em abril seu logotipo e todos os ícones internos pela primeira vez em anos. O logotipo principal ficou mais limpo e perdeu a faixa azul clara que aparecia na base da caixa. Agora, a letra F também chega até a margem do símbolo. A ideia geral da mudança foi simplificar e padrozinar os elementos gráficos da rede.
A Volkswagen renovou mundialmente seu logotipo em março. Desenvolvida pela equipe de Corporate Design da Volkswagen na Alemanha – país onde está localizada a sede da empresa -, a nova marca tem como principais destaques os traços hiper-realistas, que realçam a tridimensionalidade em relação ao logo anterior, e o efeito cromado.
Lutando contra uma crise de diminuição de vendas - e de identidade - a chinesa Chery anunciou uma nova estratégia para a marca em abril. O reposicionamento envolveu um novo logotipo, deixando para trás o que tinha sido usado desde a fundação da empresa, em 1997.
Em abril, foi a vez da Brazil Pharma investir numa alteração de imagem. A rede trocou o Z de sua marca para um mais brasileiro S, e o logotipo da empresa foi trocado. A nova de identidade visual foi inspirada, segundo a empresa, no símbolo da rosa dos ventos, escolhido para retratar a abrangência territorial da rede, presente no país inteiro.
A fabricante de eletrodomésticos Dako decidiu mudar a sua logomarca em março. Desenvolvido pela equipe de marketing da empresa, em parceria com a Agência Deep, o logotipo mudou de cor – do vermelho para o roxo – e traz agora um sorriso. Segundo a marca, a nova identidade visual busca deixar a marca mais jovem e próxima da nova geração de consumidoras.
O Banco Panamericano anunciou a reformulação de sua marca em maio. A instituição passou a se chamar Banco Pan, e seu logotipo, antes verde e amarelo, foi alterado para a cor azul. A mudança faz parte do processo de reestruturação da companhia nos últimos dois anos. A instituição pertencia ao grupo Silvio Santos, e foi vendida para o BTG Pactual.
Em entrevista à EXAME, Mia Nygren detalha como a plataforma, há dez anos no mercado brasileiro, busca equilibrar preço, experiência do usuário e novas tecnologias para continuar sua expansão