5 notícias de Marketing que você não pode deixar de ver
Da campanha de Evaristo Costa para a Netflix até a polêmica do Hirota Food e a retrospectiva 2017: confira as principais notícias da semana
Modo escuro
Evaristo Costa: campanha para a Netflix e "alarme falso" (Evaristo Costa/Twitter/Reprodução)
Publicado em 23 de dezembro de 2017, 07h00.
Última atualização em 23 de dezembro de 2017, 07h00.
São Paulo - Confira a seguir as principais notícias da semana que passou, no mundo do Marketing e da Publicidade:
Os melhores e os piores - Em 2017, não faltaram bons exemplos de campanhas de marketing que só trouxeram resultados positivos para as marcas. Também não faltaram as grandes gafes. Erros que custaram piadas, pedidos de desculpa e dinheiro às marcas e empresas. EXAME fez duas listas da Retrospectiva 2017 para fazer esse balanço do ano: 15 casos de sucesso e 20 casos de fracassos (além de um tanto de exemplos extras).
Evaristo da Netflix - Volta ao jornalismo? Novo emprego? O apresentador Evaristo Costa, ex-contratado da TV Globo, fez parecer que estava de volta à bancada do jornalismo. Mas logo a Netflix revelou que estava por trás da notícia: uma campanha para divulgar o seu novo filme, "Bright", com Will Smith no papel principal.
Panetone em inglês - A Bauducco investiu pesado, no Natal de 2017, para que o panetone conquiste de vez os americanos. Na Times Square, em Nova York, a marca colocou um outdoor gigante em formato de caixa para vender o doce ao público. As embalagens também ganharam depoimentos de consumidores que testaram e aprovaram o produto.
Discurso homofóbico - O Hirota Food enfrentou uma grande polêmica no fim do ano. Durante uma semana, uma cartilha produzida pela empresa foi distribuída aos consumidores. A cartilha trazia textos sobre "valores da família" e revelava um discurso homofóbico e contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Após as críticas, a marca pediu desculpas.
Assédio ao vivo - Para falar sobre os casos de assédio sexual e violência contra a mulher, a Rede TV! colocou dois atores durante algumas transmissões ao vivo, durante uma semana. Enquanto a entrevista acontecia, ao fundo um caso de assédio no trabalho. Ninguém denunciou e a emissora provou seu ponto: muitas vezes esse tipo de crime passa batido e, quem percebe, se omite de denunciar.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Moradia econômica no Brasil: um luxo para poucos
A jornada de transformação da Avon no Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais