Marketing

4 erros de marcas na hora de usar a timeline do Facebook

Esteja atento para alguns descuidos que podem trabalhar contra a comunicação da empresa na rede social

Unlike do Facebook (Beatriz Blanco/EXAME.com)

Unlike do Facebook (Beatriz Blanco/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2012 às 08h24.

São Paulo - O Facebook possui uma série de recursos importantes e interessantes que, se usados de forma esperta e gentil, podem ajudar na estratégia de comunicação das marcas com os fãs na rede social.

Fotos e vídeos, por exemplo, são ótimos companheiros na tarefa de estimular o compartilhamento de conteúdo. Já para incentivar o diálogo, gerar debates e comentários, seja curioso: faça perguntas!

Mais importante, porém, do que apenas usar as ferramentas oferecidas pelo Facebook, é usá-las com atenção e cuidado.

Veja abaixo alguns descuidos cometidos por marcas na timeline do site. 

1 Ignorar a imagem de capa

A foto de capa funciona como uma apresentação da marca e é responspável pelas primeiras impressões que os usuários terão sobre ela. Por ter forte impacto visual, precisa ser usada com perspicácia. E não esqueça: o Facebook proíbe promoções e publicidade nesse espaço. Saiba quais são as regras do site relacionadas a isso.

2 Deixar a seção "About" incompleta ou em branco

A seção "About" é o cartão de visitas da marca no Facebook. É nessa seção que os usuários vão entrar para saber mais sobre o negócio, descobrir que produtos a marca produz, conhecer a missão e os propósitos da empresa. E também é ali que buscarão informações de contato, como telefone, e-mail e site oficial. 

3 Lotar o feed de notícias de fãs com acontecimentos da marca

Milestones - ou marcos - são importantes para dar ordem cronológica e destacar momentos importantes na história da marca, principalmente para negócios que estão no início. Esses acontecimentos transmitem uma ideia de estabilidade e solidez importante para a credibilidade do negócio.

Mas tenha cuidado: se você vai incluir vários acontecimentos importantes de uma só vez, é gentil marcar "Hide from News Feed” enquanto atualiza a página, apenas para não encher o feed de notícias de seus fãs com eventos da marca.

4 Postar apenas um tipo de conteúdo

Claro que é possível "conversar" com fãs usando apenas mensagens de texto, mas esteja certo que essa não será a forma mais interessante e eficaz de contar a história da marca.

Imagens e vídeos, por exemplo, são importantes e úteis para apresentar produtos, serviços e divertir os usuários com conteúdos relacionados ao DNA da marca.

Além disso, são ferramentas importantes para gerar engajamento com os fãs e estimular o compartilhamento. Misture perguntas, vídeos, fotos e links interessantes e mantenha um diálogo saudável com os usuários.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaestrategias-de-marketingFacebookInternetListasMarcasmarketing-viralRedes sociais

Mais de Marketing

O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidor

Brics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global

'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno Mars

Fernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú