21 campanhas com chances de levar um Leão em Cannes 2013
Confira as ações que devem brilhar no Festival de Criatividade de Cannes deste ano, segundo lista do site Ad Week
Da Redação
Publicado em 14 de junho de 2013 às 17h29.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h34.
Seguros ou campanhas de segurança não são exatamente campeãs de popularidade. Mas junte uma música irresistível e bem sacada, personagens adoráveis e uma animação bem-humorada e você terá um dos maiores virais da internet em 2012. Altamente replicável, a criação é para o companhia de trens canadenses Melbourne Metro Rail.
A emocional campanha da Dove sobre a autocrítica feminina demorou apenas uma semana para alcançar a marca de 20 milhões de visualizações, e hoje já tem quase 50 milhões. O minidocumentário “Retratos da Real Beleza/Real Beauty Sketches” tem criação da Ogilvy Brasil e produção assinada pela Paranoid, além de ser o maior viral publicitário do ano de 2013.
Na campanha Sólo para Niños, que a Grey Espanha criou para Fundación Anar, os criativos tiveram uma boa sacada ao inserir duas mensagens distintas em um único cartaz, uma delas visível somente por crianças (o número de telefone para denúncias contra o abuso infantil). O mecanismo usa uma imagem lenticular – aquela que vai ficando diferente de acordo com o ângulo de visão. Para isso, eles levaram em conta que a média de altura entre adultos no país é de 1,75m, enquanto as crianças até 10 anos medem cerca de 1,35 m – o que possibilitaria ângulos de visão diferentes.
Aproveitando as Olimpíadas de 2012, a Nike - que não era patrocinadora do evento - lançou a campanha "Encontre sua grandeza", que destaca o esforço e vontade dos atletas amadores ao redor do mundo. Além da peça central de manifesto, a inicitiva incluiu outros diversos filmes, caso de "Jogger", que mostra os desafios da corrida na visão de um menino de 12 anos acima do peso. A criação é da Wieden + Kennedy de Portland, Estados Unidos.
O britânico Channel 4, detentor dos direitos de exibição das Paralimpíadas, relembrou de forma tocante e realista os limites (e principalmente sua superação) na vida de um paratleta. Para além da divulgação dos Jogos, o comercial lança uma luz sobre a força de determinação humana.
Conhecida pelos comerciais tão nonsense quanto populares, a marca Old Spice, da Procter & Gamble, escalou novamente o Old Spice Guy Terry Crews. O incansável garoto-propaganda mostrou, dessa vez, que consegue fazer música com seus músculos. O vídeo para a web é interativo e o internauta pode tocar os triceps e abdominais do ator através do seu treclado. O projeto é da Wieden + Kennedy de Portland, junto as produtoras MJZ, The Mill e Vimeo.
As cidades de Lahore, no Paquistão, e Nova Delhi, na Índia, foram conectadas por uma vending machine da Coca-Cola. O projeto da Leo Burnett de Chicago e Sydney criou uma conexão entre indianos e paquistaneses por meio de uma tela touchscreen 3D para projetar um vídeo ao vivo. Os participantes, cada um em seu país, foram incentivados a completar uma tarefa junto com a pessoa do outro lado, como desenhar corações e símbolos da paz.
O ousado projeto da Red Bull, em dezembro do ano passado, envolveu o paraquedista e base jumper Felix Baumgartner. O austríaco quebrou três recordes ao pular da estratosfera, incluindo o de velocidade em queda livre ao atingir a marca de 1.342km/h (Mach 1,24) - tudo transmitido ao vivo pelo YouTube. A criação é da alemã Riedel Communications.
Lima, no Peru, é a segunda maior capital do mundo localizada em um deserto. Ou seja - raramente chove lá. Mesmo assim, a umidade do ar gira em torno de 98%. Tendo isso em mente, a Draftfcb fez uma pareceria com a Universidade de Engenharia e Tecnologia local para criar um outdoor capaz de produzir água potável usando ar, retirando gotículas e as retendo em seu sistema.
A agência DDB de Nova York criou uma campanha para arrecadar doações em prol da Organização Water is Life. O filme mostra os ‘problemas’ de países desenvolvidos – coletados através posts em redes sociais – sendo falado por crianças e adultos haitianos. O vídeo lança uma provocação sobre o que é realmente grave e urgente em nosso cotidiano.
O vídeo interativo extremamente detalhado coleta informações em áudio, vídeo e outros dados para explicar, em detalhes vívidos, o impasse entre os EUA e a União Soviética em 1962, que levou o mundo perigosamente perto de um conflito nuclear. A criação é da The Martin Agency.
Um par de colegas que divide apartamento torna-se desconfortavelmente íntimo ao procurar por ofertas de viagem no site da Kayak. O vídeo bem humorado mostra que às vezes é saudável conseguir um pouco de espaço nas relações de amizade, e uma viagem pode cair bem. A criação é da Barton F. Graf 9000, Nova York.
A marca de licor americana escolheu um frequentador tranquilão das praias da Califórnia como seu principal representante. Curtindo o sol a seu próprio ritmo, ele parece ser um garoto-propaganda prefeito para o conceito "Whatever's Comfortable". A criação é da Wieden + Kennedy Nova York.
Na campanha da Leo Burnett de Buenos Aires, a Jeep desenvolveu um aplicativo que transforma o seu GPS em um dispositivo para levá-lo a aventurar-se em lugares desconhecidos. O “GPS para perderse” emite um alerta cada vez que passa por determinados pontos, indicando que há uma aventura que pode ter início a poucos quilômetros. São 28 possíveis destinos no território argentino.
Uma gincana de grandes proporções começa quando uma gangue foge de policiais enquanto tenta não derrubar uma gota da cerveja australiana Carlton Draught. A criação é da Clemenger BBDO Melbourne.
Depois do que aparenta ser um diagnóstico de uma doença grave, um homem aprende a viver com um fardo difícil e a nova realidade de saúde fragilizada. Depois do que aparenta ser uma recuperação, ele vai ter de lidar com mais uma surpresa. A criação é da BBH de Londres.
Intel e Toshiba co-assinaram o filme "The Beauty Inside", dividido em seis partes e criado para as redes sociais. No roteiro, um homem acorda todos os dias no corpo de alguém novo. A criação é da Pereira & Odell, de São Francisco, Estados Unidos.
A garota perfeita de cada escola e que "aterroriza os meninos" ganhou nome e sobrenome no comercial "Susan Glenn", da Axe, uma das peças que fogem do tradicional sexismo de suas campanhas. O conselho final para o público masculino dos desodorantes, "não temam as Susan Glenns", é entregue por ningém menos que o ator Kiefer Sutherland, conhecido pelo seriado 24 horas.
Em 2012, a Oreo criou o projeto "Oreo Daily Twist", algo como uma versão própria do Google Doodle. Ao longo de cem dias seguidos, a marca criou imagens icônicas publicadas em suas redes sociais. Algumas datas comemorativas foram aproveitadas no calendário, como o Dia dos Namorados e o pouso do jipe-robô Curiosity em Marte. A ação leva a assinatura coletiva da DraftFCB New York, 360i, Weber Shandwick e MediaVest.
A infância é um momento mágico onde tudo é colorido e feliz, certo? Segundo essa campanha da Ragu, não é bem assim. E só mesmo um prato daquela sua comida preferida aos 10 ou 12 anos pode aliviar certos sofrimentos infantis. A criação é da Barton F. Graf 9000.
Um dia é da caça, outro do caçador. Nesta pegadinha (sim, elas não poderiam faltar) da Prime TV, um apresentador de programa de rádio dado à brincadeiras com seus ouvintes vive o outro lado da história quando uma misteriosa garota entra em contato com ele. A criação é da Draftfcb da Nova Zelândia.
Mais lidas
Mais de Marketing
O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidorBrics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno MarsFernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú