10 soluções gráficas que saíram do comum na propaganda
Confira a seguir alguns anúncios que só foram possíveis com a mãozinha de alguma ótima gráfica
Da Redação
Publicado em 27 de junho de 2014 às 20h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h08.
São Paulo - Hoje, 24 de junho, é o Dia das Empresas Gráficas. A data foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento do alemão Johannes Gutenberg, considerado pai da indústria gráfica por inventar a prensa com tipos móveis e produzir o primeiro livro impresso – a Bíblia. A mídia impressa, que aliás, é especialidade da casa, no Brasil, quando o assunto é propaganda. Não à toa, o país abocanhou 22 Leões no Cannes Lios 2014, que terminou no último final de semana. Confira a seguir alguns anúncios que só foram possíveis com a mãozinha de alguma ótima gráfica.
A peça da Nivea, que levou GP na categoria Mobile, no Cannes Lions, se transforma em uma pulseira que, ao ser sincronizada com o aplicativo NiveaProtege, é capaz de monitorar pelo celular a distância que a criança está dos pais na praia. Após iniciar o monitoramento, a mãe pode determinar a distância e quando a criança ultrapassar o limite estabelecido, o aplicativo emitirá um alerta.
Para divulgar o novo produto da Pernod Ricard – Montilla Esquente, uma bebida pronta para beber, sabor mel e limão, a NBS criou um anúncio que foi encartado nos vôos para Recife da Cia Azul, praça onde começa a ser distribuída. Criado por Rafael de Miranda e Daniel Scheiner, o anúncio é impresso em plástico especial que se transforma em forminha de gelo descartável. Basta encher com água potável, congelar e destacar o gelo do plástico para aproveitar o Montilla Esquente bem gelado.
A peça abaixo é do Itaú, patrocinador oficial da Seleção Brasileira de Futebol e da Copa do Mundo da FIFA 2014 e foi publicado na Veja. Ao abrir as páginas da publicação, um estádio emerge do papel e é possível ouvir os gritos de uma torcida, como se estivesse no estádio, cantando: “Brasil, Brasil, Brasil...”.
Campanha, criada para o Instituto Paz no Trânsito, pretende conscientizar sobre os perigos do uso do celular ao dirigir
Para promover a sua mais nova picape Amarok, a agência desenvolveu a peça “Amarok Wi-Fi Ad”, um anúncio de quatro páginas com conexão Wi-Fi (sem fio), veiculado na Revista Veja. A ação, inédita no Brasil, reforça o conceito “A Força da Inteligência”, que estreou no início de 2012.
Os assinantes da revista Capricho receberam um encarte exclusivo criado pela agência JWT. A ação "Amplificador" concebeu uma sobrecapa com faca especial que transformava a revista num dock amplificador de som para celular. A ação impactou sessenta e nove mil leitores, teve repercussão mundial, virou assunto em mais de 500 sites, redes sociais, portais de propaganda e até mesmo em blogs de design, tecnologia e física.
O anúncio foi publicado em 150 mil edições da revista Wired de Nova York e Chicago. O mais incrível é que a peça permite que os leitores mudem a cor do aparelho que está impresso na página, a partir de botões inseridos no rodapé. O recurso reproduz o site MotoMaker, feito para navegar nas opções personalizáveis do aparelho, e só é possível por conta de LEDs e baterias ultra-finas inseridas na revista. A criação é da agência Digitas.
A Corrida do Milhão é a última e decisiva prova da Stock Car, no Autódromo de Interlagos, São Paulo. E para ressaltar que a tecnologia das pistas – o combustível Shell V-Power Etanol – é a mesma utilizada nas ruas, a JWT, agência da marca Shell, desenvolveu um anúncio impresso em alta velocidade para a capa do jornal Destak. Com a impressora conectada ao motor do carro, um V8 de quase 500 cavalos, a capa do jornal sai com um efeito “borrado”, graças à aceleração aproximada de 300 Km/h
Um anúncio interativo criado pela Lexus para o veículo de modelo ES mistura a tecnologia do iPad com a publicidade impressa. Utilizando o app CinePrint, o anúncio ganha vida quando o iPad é colocado debaixo da página. Enquanto uma música toca, as luzes do aparelho dão a impressão de que o veículo está se movendo, seus faróis acendendo, entre outras inovações.
A agência Giovanni+Draftfcb criou para a marca Nivea Sun um anúncio que utiliza energia solar para carregar telefones celulares. A ideia é que os leitores aproveitem ao máximo os momentos de sol. O anúncio, que foi veiculado na Veja Rio para um mailing selecionado, é feito com uma placa solar tão fina quanto papel e um plug para as pessoas conectarem o celular.
Mais lidas
Mais de Marketing
O som do desejo: como a música nas lojas de luxo influencia o comportamento do consumidorBrics 2025: identidade visual destaca Samaúma como símbolo de cooperação global'Bruninho esteve aqui': bar em Belo Horizonte ganha fama após visita de Bruno MarsFernanda Torres e Montenegro respondem à IA em campanha de Natal do Itaú