10 comerciais que valem ser compartilhados, segundo o TED
Por seu conteúdo, coragem da marca e significado social, o TED listou comerciais "que merecem ser disseminados"
Da Redação
Publicado em 14 de março de 2013 às 17h32.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h42.
São Paulo - Anualmente, a plataforma de debates e inovação global TED Talks volta seus olhos ao poder transformador da publicidade - quando criativa, relevante e inovadora. A lista de 2013 do “Ads Worth Spreading” honrou a tradição de reunir os comerciais mais interessantes dos últimos 12 meses. Entre os critérios observados está o que a fundação chama de publicidade "não apenas efetiva, mas de excelente conteúdo”, coragem da marca e valor social. Confira animações, diários de viagens, câmeras escondidas e contos que fazem parte do ranking.
Uma sacudida no ativismo moderno. O quão verde você pode ser? Nesse comercial que mistura citações a “O Último dos Moicanos”, “Avatar”, #Occupy(s), Google Maps, ativismo de sofá e ambientalismo ensina, com bom-humor, o que fazer (e o que não fazer) para evitar o desmatamento.
Para promover-se como a agência responsável pelas verificações anti-doping das Olimpíadas de Londres, a GlaxoSmithKline deu um passo à frente numa criativa campanha contra o uso de substâncias proibidas pelos atletas. Sob o mote “The Crowd is my only drug”, o vídeo hiper-realista e com efeitos especiais dignos de Hollywood leva o público a um passeio pelas células de um atleta.
Câmeras de segurança do mundo inteiro costumam capturar os momentos mais baixos do comportamento humano. Mas o que poucos têm a chance de ver são os momentos mais bonitos capturados por acaso. O vídeo da Coca-Cola lembra de momentos doces e de bravura que ficam esquecidos nessas fitas.
O britânico Channel 4, detentor dos direitos de exibição das Paralimpíadas, relembrou de forma tocante e realista os limites (e principalmente sua superação) na vida de um paratleta. Para além da divulgação dos Jogos, o comercial lança uma luz sobre a força de determinação humana.
Viajar te deixa fora da sua zona de conforto e muda sua perspectiva. Nesse comercial da Expedia, um homem viaja pelos Estados Unidos para participar do casamento da sua filha, - uma jornada que se transforma num teste que irá alterar a forma como ele enxerga o mundo.
Nas palavras poéticas de Paul Harvey: “No oitavo dia, Deus olhou para baixo em seu paraíso planejado e disse: 'Eu preciso de um zelador’. Então, Deus fez um agricultor". Um comovente tributo ao trabalho dos agricultores norte-americano.
Uma persistente aluna do quinto ano chamada Annie decide que ela precisa voar. Com a ajuda de seu laptop da Dell, imaginação e ingenuidade, ela traz o seu sonho para a realidade e mostra àqueles que duvidaram: onde há vontade, há um caminho.
Seguros ou campanhas de segurança não são exatamente campeãs de popularidade. Mas junte uma música irresistível e bem sacada, personagens adoráveis e uma animação bem-humorada e você terá um dos maiores virais da internet em 2012. Altamente replicável, a criação é para o companhia de trens canadenses Melbourne Metro Rail.
Se o conto de fadas dos Três Porquinhos acontecesse hoje, como o ciclo de 24 horas da mídia impressa (ou o tempo real do online e das mídias sociais) tratariam dos fatos? Um novo verniz numa história antiga é dadp por esse vídeo do jornal britânico Guardian, que disseca a suposta inocência dos porcos aos olhos dos tempos atuais.
Num quarteirão pacífico surge, sem aviso, um botão vermelho. Ao lado, um cartaz sugere: "Aperte". Repentinamente, sirenes gritam, carros surgeram do nada, começa um tiroteio e atores representam diálogos efusivos. Uma dose diária de fantasia e drama para lançar o canal TNT HD.
Mais lidas
Mais de Marketing
Jaguar, Saint Laurent, Burberry...Por que as logomarcas estão ficando tão parecidas?Ayrton Senna ganha edição exclusiva de Funko Pop! em parceria com a CandideDrive In-terlagos exibe série 'Senna' com telão, orquestra e passeio pelo autódromoComo as empresas de mídia estão tentando atrair novos anunciantes