Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês
As novas condições do empréstimo devem entrar em vigor na próxima semana
Agência de notícias
Publicado em 24 de abril de 2024 às 17h57.
Última atualização em 24 de abril de 2024 às 17h57.
O Conselho Nacional da Previdência Social ( CNPS ) aprovou nesta quarta-feira mais um corte no teto dos juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS .
A taxa do empréstimo com desconto em folha caiu de 1,72% ao mês para 1,68% e do cartão consignado, de 2,55% para 2,49% ao mês, conforme foi proposto pelo Ministério da Previdência. As novas condições devem entrar em vigor na próxima semana.
A estratégia do ministro da pasta, Carlos Lupi, é repassar para a modalidade a queda na taxa Selic, taxa básica de juros da economia, atualmente em 10,75% ao ano. Os bancos não concordam com a metodologia, mas são voto vencido no colegiado, no qual o governo tem maioria.
Esse soma o sétimo corte na taxa do consignado dos aposentados. Em 13 de março de 2023, o percentual baixou de 2,14% ao mês para 1,70%. Os bancos reagiram e suspenderam a modalidade, o que fez a taxa subir 1,97% ao mês em 28 de março. Depois disso, o teto dos juros vem sendo reduzido seguidamente, apesar da resistência do setor financeiro.
Durante a reunião do CNPS nesta quarta-feira, as entidades representativas do comércio e da agricultura se abstiveram e os bancos votaram contra a medida.
Além de aposentados e pensionistas do INSS, idosos e deficientes da baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem acessar o empréstimo.