Minhas Finanças

Tenho canal no YouTube com meu irmão. Como declaro o valor que ganhamos?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas

 (Anderson Figo/Exame)

(Anderson Figo/Exame)

Anderson Figo

Anderson Figo

Publicado em 4 de abril de 2019 às 17h12.

Pergunta da leitora: Eu e meu irmão temos um canal no YouTube. Trabalhamos juntos, mas a conta é cadastrada no nome dele somente. O dinheiro das propagandas que ganhamos vem do exterior e cai na conta dele. Mas, na verdade, nós dividimos o valor.

Não conseguimos mudar o nome da conta ainda porque aguardamos um contato da Google para isso. Minha dúvida é: como eu posso informar isso na declaração de Imposto de Renda 2019?

Resposta de Samir Choaib*, Sonia Regina Rodrigues e Laís Meinberg Siqueira:

Partindo das premissas de que: (i) os dois são legítimos e juridicamente titulares do canal no youtube; (ii) podem provar que a remuneração advinda do exterior decorre do esforço comum de vocês dois; e (iii) que o recurso é entregue ao seu irmão apenas por questão burocrática ainda não superada, entendo que poderão considerar que a renda auferida no exterior pertence 50% a cada um dos irmãos.

Destaco que os rendimentos recebidos de fontes situadas no exterior por residente no Brasil, transferidos ou não para o País, estão sujeitos à tributação pelo Imposto de Renda sob a forma de recolhimento mensal obrigatório (carnê-leão), mediante aplicação da tabela progressiva, no mês do recebimento, devendo o imposto ser recolhido no mês seguinte ao do recebimento.

O rendimento está sujeito, ainda, ao ajuste anual, devendo ser informado na respectiva Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.

Caso as premissas acima não sejam verdadeiras e a prova da titularidade jurídica do canal e da renda comum não seja fácil, recomendamos que toda a renda advinda do exterior seja atribuída ao seu irmão, que tributará a integralidade do valor, na modalidade orientada anteriormente.

Posteriormente, ele deverá apurar o valor do rendimento anual e do imposto devido e lhe transferir o equivalente a 50% mediante doação.

Para reportar a doação, na declaração de seu irmão, na ficha “doações efetuadas”, ele deverá inserir um item de número 80 (doações em espécie), e informar o CPF e nome do donatário e o valor pago. Em sua declaração, você deverá declarar a doação recebida na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, na linha “14 – Transferências Patrimoniais – Doações e Heranças”, onde vai declarar-se beneficiário, além de inserir o nome e CPF de seu irmão como doador e o valor recebido.

Lembramos que há incidência do imposto estadual sobre doação nesta operação, devido ao estado de domicílio do doador, cuja alíquota está definida na respectiva legislação local. A responsabilidade pelo recolhimento do imposto é do donatário, desde que o donatário esteja domiciliado no mesmo estado do doador. Caso o seu domicílio e de seu irmão seja em São Paulo, informamos que as doações até o limite de R$ 64.250,00 em 2018 são isentas do imposto estadual.

De qualquer forma, recomendamos que a questão da titularidade da conta seja regularizada o quanto antes, a fim de evitar qualquer inconsistência nas Declarações de IRPF.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:DinheiroYouTubeImpostosReceita FederalImposto de Renda 2020Dicas de Imposto de Renda

Mais de Minhas Finanças

Hospedagem de 24 horas não barateia diária, mas previne gasto inesperado

Prêmio da Mega da Virada pode chegar a R$ 1 bi; saiba como apostar

Golpe do IPVA: veja técnicas dos bandidos e como se proteger

Pix será meio de pagamento mais usado nas compras de Natal, diz pesquisa