Minhas Finanças

Site pesquisa imóvel pelo valor da parcela do financiamento

Nova ferramenta de busca do Zap permite filtrar a busca por imóveis pelo valor da parcela do financiamento que cabe no bolso dos compradores


	Busca por imóveis: ferramenta de busca do Zap permite pesquisar imóveis pelo valor da parcela do financiamento que caiba no bolso
 (Francesco Rossetti/Thinkstock)

Busca por imóveis: ferramenta de busca do Zap permite pesquisar imóveis pelo valor da parcela do financiamento que caiba no bolso (Francesco Rossetti/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 17h15.

São Paulo - O portal de classificados imobiliários Zap lançou uma funcionalidade que permite buscar imóveis no site pelo valor da parcela do financiamento que cabe no bolso de cada comprador. 

De acordo com Alessandro Silva, diretor do Zap, a nova ferramenta é importante para mostrar aos usuários que é necessário verificar qual a capacidade de pagamento do financiamento antes de buscar por imóveis de determinada faixa de preço. "Dessa forma, é possível economizar tempo na busca e evitar que a negociação avance, mas não seja possível obter o crédito no banco depois, principalmente em um momento no qual os bancos estão mais restritivos para conceder crédito" (veja quais os imóveis que você pode financiar de acordo com a sua renda). 

Para utilizar a funcionalidade, o usuário deve escolher a opção "Busca Avançada", disponível na página principal do site, e clicar em "Faixa de preço" e "Buscar por parcela". Basta então inserir o valor da entrada, valor da parcela e prazo do financiamento para saber qual o preço máximo do imóvel que pode ser financiado e realizar a busca com base neste critério.

Ao informar o valor da parcela, o usuário deve calcular o valor correspondente a 30% da sua renda bruta familiar, já que esta é a regra seguida pela maioria dos bancos. Alguns deles, como o Itaú, podem considerar a renda líquida, ou seja, o valor do salário já descontado impostos e benefícios, no caso de trabalhadores com carteira assinada. Portanto, é recomendável verificar qual a regra seguida pelo banco no qual há interesse em contratar o financiamento antes de simular o valor.

Para realizar a simulação, o Zap leva em conta uma taxa de juros média cobrada no crédito imobiliário por três grandes bancos: Caixa, Itaú e Bradesco, que será atualizada pelo site mensalmente. Portanto, a ferramenta serve apenas como uma referência, já que as taxas podem variar em cada banco e, dependendo do relacionamento do cliente com a instituição financeira, pode ser menor. Linhas subsidiadas pelo governo também podem ter juros mais baixos.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasfinanciamento-de-imoveisguia-de-imoveisImóveisrenda-pessoal

Mais de Minhas Finanças

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até amanhã; veja quem tem direito

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP