Minhas Finanças

Siderúrgicas disparam na bolsa com recorde de vendas de carros

Analistas afirmam que eventual aperto do crédito não deve comprometer setor automotivo, beneficiando os fornecedores de aço

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As ações das companhias siderúrgicas operam em forte alta nesta segunda-feira (7/7) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os papéis refletem os números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) na sexta-feira (4/7). Para os investidores, os recordes de produção e vendas do setor vão beneficiar os fornecedores da cadeia, como os produtores de aço.

Por volta das 11h27, quando o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, apresentava alta de 1,69%, a 60.370 pontos, as ações das siderúrgicas subiam com mais força. As ordinárias da CSN (CSNA3, com direito a voto) avançavam 5,31%, cotadas a 63,11 reais. As ordinárias da Usiminas (USIM3) subiam 3,57%, a 65,91 reais, e suas preferenciais (USIM5), 4,19%, negociadas a 69,81 reais. "Neste cenário favorável do setor [automotivo], destacamos as suas fornecedoras de aços planos CSN e Usiminas, que devem apresentar resultados sólidos nos próximos trimestres", afirma a corretora SLW em relatório.

Mas as altas mais fortes ficaram por conta da Gerdau. As ordinárias da Gerdau S.A (GGBR3) subia 5,66%, a 28 reais; as preferenciais (GGBR4), 6,36%, a 35,10 reais. As ordinárias da Gerdau Metalúrgica (GOAU3) avançavam 6,97%, a 46 reais; e as preferenciais (GOAU4), 6,45%, a 47 reais.

De acordo com a SLW, as perspectivas do setor automotivo continuam positivas, o que deve favorecer as siderúrgicas nos próximos meses. A corretora minimizou o impacto de uma eventual elevação da taxa básica de juros e do repasse dos custos pelas montadoras ao consumidor final. "Acreditamos que possa ocorrer um arrefecimento da demanda, desacelerando a taxa apresentada no primeiro semestre, mas não a ponto de ser atingido um volume representativo", afirma a SLW.

Em junho, a produção de veículos somou 303.800 unidades, ou 23% mais que no mesmo mês do ano passado, e 4,8% superior à do mês retrasado. No acumulado do ano, a produção totalizou 1,7 milhão de veículos, 21,3% maior que a do mesmo período de 2007.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Lucro de R$ 15,1 bilhões do FGTS será distribuido entre os trabalhadores; veja como consultar saldo

CPF na nota? Nota Fiscal Paulista abre consulta para sorteio de R$ 1 milhão em agosto

Resultado da Mega-Sena concurso 2757: ninguém acerta as seis dezenas

Mais na Exame