Minhas Finanças

Santander quer comprar mais ações de banco americano

Espanhol já tem participação de 25% no Sovereign Bancorp, mas planeja aproveitar crise para ampliá-la

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O banco espanhol Santander informou nesta segunda-feira que mantém “negociações avançadas” para a compra de mais ações do americano Sovereign Bancorp. Há pouco menos de três anos, o Santander já havia adquirido 25% das ações do Sovereign Bancorp por 2,9 bilhões de dólares. Caso se concretize esse aumento de participação, seria a terceira aquisição do Santander em três meses. A instituição tem aproveitado a crise financeira internacional para ir às compras e já adquiriu os britânicos Alliance Leicester e Bradford & Bingley. Outro banco que quase caiu nas mãos do Santander seria o Wachovia – mas quem levou foi o também americano Wells Fargo.

No ano passado, o banco espanhol comprou ativos do holandês ABN Amro no Brasil (Banco Real) e na Itália. O mercado acredita que o Santander foi o único que obteve vantagens com a aquisição do ABN. Seus parceiros no negócio, o Royal Bank of Scotland e o Fortis, passaram a apresentar dificuldades neste ano com as perdas no mercado hipotecário e a crise de confiança no sistema financeiro europeu.

A crise acelerou o processo de consolidação no setor financeiro mundial. O americano Bank of America, por exemplo, comprou a gigante de hipotecas Countrywide e o banco de investimentos Merrill Lynch. O JPMorgan comprou ativos dos americanos Bear Stearns e do Washington Mutual. Já o banco japonês Nomura e o britânico Barclays levaram ativos do quebrado Lehman Brothers.

O Sovereign também enfrenta dificuldades com a crise hipotecária. O banco teve um prejuízo de 1,3 bilhão de dólares no ano passado. Em 2008, a instituição prevê novas perdas e busca compradores para sua carteira de derivativos de hipotecas. O banco tem cerca de 750 agências e 12 mil empregados.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

PIS/Pasep: pagamento para quem nasceu em setembro e outubro será em 15 de julho

Quanto custa planejar uma viagem de última hora nas férias? Valores podem dobrar

Maioria dos motoristas de app depende de financiamento para comprar carro, diz estudo

É possível herdar um precatório e receber o dinheiro à vista; saiba como