Restituição do IR: Receita libera hoje consulta ao quinto lote; veja se você tem direito a receber
Consulta abre nesta sexta-feira as 10h. Pagamento do lote será realizado no dia 29 de setembro


Agência de notícias
Publicado em 22 de setembro de 2023 às 07h22.
Última atualização em 22 de setembro de 2023 às 07h22.
A Receita Federal libera nesta sexta-feira, a partir das 10h (horário de Brasília), a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O pagamento do lote será realizado no dia 29 de setembro e cai direto na conta informada pelo contribuinte no momento de entrega da declaração.
Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente
Como consultar se vou receber o quinto lote?
O contribuinte deve acessar o site do governo federal para saber se tem acesso ao quinto lote da restituição. Basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o site do governo federal, na aba 'Consultar restituição de imposto de renda'
- Digite o número do seu CPF;
- Digite a data de nascimento;
- Selecione o ano em exercício. Neste caso, selecione a opção '2023'.
O valor é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Meus dados bancários estão errados. O que fazer?
Caso o contribuinte perceba que a declaração foi enviada com algum erro bancário ou ele queiraalterar o destino da restituição, é possível solicitar a sua correção. Para isso, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil:
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (demais localidades)
0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)
Como saber se estou com alguma pendência no IR?
O contribuinte também pode solicitar informações mais detalhadas a respeito da sua declaração. Para isso, o consumidor deve utilizar o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos para smartphone e tablets.
Assim, o contribuinte pode consultar o extrato para entender o que aconteceu com a declaração e qual é a situação. Caso necessário, entregue uma declaração retificadora (ou seja, uma nova declaração, que corrige a anterior).
Caso o resultado da declaração retificadora seja de imposto a restituir, o valor excedente pago de imposto será devolvido na conta bancária indicada na própria declaração