Minhas Finanças

Receita paga hoje sexto lote de restituição do Imposto de Renda 2018

Para saber se você receberá o pagamento desta vez, acesse o site da Receita, o aplicativo ou ligue para o Receitafone

Notas de reais: levantamento mostra que houve "picos" de liberação em momentos importantes para o trâmite da reforma. (Vinicius Tupinamba/Thinkstock)

Notas de reais: levantamento mostra que houve "picos" de liberação em momentos importantes para o trâmite da reforma. (Vinicius Tupinamba/Thinkstock)

Anderson Figo

Anderson Figo

Publicado em 16 de novembro de 2018 às 06h00.

Última atualização em 16 de novembro de 2018 às 06h00.

São Paulo – A Receita Federal paga nesta sexta-feira (16) o sexto lote de restituição do Imposto de Renda 2018. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. 

Nessa etapa, 1.142.680 contribuintes recebem o pagamento, totalizando o valor de 1,9 bilhão de reais. Por lei, pessoas com idade acima de 60 anos ou com alguma deficiência física, deficiência mental ou moléstia grave estão incluídas nesse lote. 

Para consultar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, o aplicativo ou ligar para o Receitafone, no número 146. 

Se o contribuinte foi contemplado no sexto lote, mas não receber o pagamento nesta segunda, deve contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio dos telefones 4004-0001  (nas capitais),  0800-729-0001  (nas demais localidades)  e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos). 

Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O dinheiro da restituição fica disponível no banco durante um ano. Quem não fizer o resgate nesse prazo terá que solicitá-lo novamente no site da Receita, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Retificação

No site da Receita, é possível  acessar  o  extrato  da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pela Receita. Se houver, o contribuinte pode avaliar  as  inconsistências e regularizar sua situação, entregando uma declaração retificadora.

É possível retificar a declaração do Imposto de Renda a qualquer momento. Veja como retificar a declaração do Imposto de Renda 2018. 

Acompanhe tudo sobre:DinheiroImposto de Renda 2020Impostosreceita-federalRestituição do Imposto de Renda

Mais de Minhas Finanças

PIS/Pasep 2025: pagamento do abono salarial começará em 17 de fevereiro

Como fazer um inventário? Veja o passo a passo

INSS divulga calendário 2025 para pagamentos de aposentados e pensionistas

B3 e Receita lançam calculadora que facilita declaração do IR para investidores