Minhas Finanças

Quais são as melhores ações para ganhar dividendos?

Internauta pergunta quais ações são mais recomendadas para quem busca retorno com dividendos


	Pagamento: Internauta pergunta quais ações são mais recomendadas para quem busca rendimentos com dividendos
 (Fuse/Thinkstock)

Pagamento: Internauta pergunta quais ações são mais recomendadas para quem busca rendimentos com dividendos (Fuse/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2015 às 06h08.

Dúvida do internauta: Busco retorno com dividendosQuais as melhores empresas e setores para investir?

Resposta de Fabiano Pessanha*

Fatores como o fraco desempenho da economia brasileira, incerteza no cenário político, taxas de câmbio e inflação em níveis elevados levam os investidores brasileiros a buscar alternativas mais “seguras” e com menor volatilidade para aplicar seu patrimônio

Nesses momentos, as empresas que possuem um bom histórico de pagamento de dividendos são consideradas um porto mais seguro no oceano do mercado de ações

Para investidores que ainda não estão familiarizados com o termo, os dividendos são a parcela do lucro da empresa distribuída aos acionistas.

Quando uma empresa tem lucro, a diretoria pode optar por investir esse valor no próprio negócio, ampliando sua capacidade de produção, por exemplo, ou pode pagar dividendos aos acionistas.

Boa parte das empresas que possuem certo grau de previsibilidade dos seus resultados financeiros acabam optando pelo pagamento dos dividendos como forma de se diferenciar no portfólio dos investidores.

Em pesquisa recente realizada pela Economaticaapenas 17 papeís de empresas listadas na bolsa brasileira têm distribuído dividendos todos os trimestres desde janeiro de 2012.

Historicamente, existem alguns setores considerados como bons pagadores de dividendos, como o elétrico e o de concessionárias de rodovias, além do setor bancário.

Dentre esses setores, se destacam nos últimos anos empresas como Banco do Brasil, Banrisul, Souza Cruz e Itaúsa, que registram retorno com dividendos (dividend yelds) de 2% por trimestre, em média, desde 2012.

Porém é importante salientar que olhar apenas o valor do dividendo pode não ser a melhor opção ao se decidir por uma ou outra ação.

É extremamente importante que o investidor analise a expectativa de retorno do dividendo e também o rendimento com a valorização das ações no mesmo período, sem que a valorização de um possa ser anulada pela desvalorização do outro.

Uma excelente alternativa são os fundos de ações que têm como política de investimento superar os índices de dividendos. Busque fundos com patrimônio líquido superior a 100 milhões de reais, que registrem consistente histórico de resultados e tenham participação ativa do gestor.

E lembre-se: o sucesso financeiro também depende de você!

*Fabiano Pessanha, CFP® é gerente comercial corporativo da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). Também é responsável pela criação de programas de benefícios e educação financeira em diversas empresas brasileiras.

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta de especialista? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre ações para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasdicas-de-financas-pessoaisDividendosGuia de AçõesImigraçãoMercado financeirorenda-variavel

Mais de Minhas Finanças

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024