Exame Logo

O que pode acontecer com a sua linha telefônica da Oi?

Clientes devem continuar pagando as contas pelos serviços prestados pela empresa, uma vez que eles não podem ser descontinuados, diz Proteste

Pessoas utilizam celulares: Consumidor deve continuar pagando contas da Oi (Thinkstock)

Anderson Figo

Publicado em 21 de junho de 2016 às 12h02.

São Paulo - A Oi entrou com pedido de recuperação judicial na última segunda-feira (20) e a decisão gerou preocupações entre os consumidores que utilizam os serviços prestados pela empresa. E agora, o que vai acontecer com eles?

Segundo especialistas, por ora, nada. A operadora não pode descontinuar o serviço de telefonia, que é essencial, a não ser por falta de pagamento, diz a advogada Sônia Amaro, supervisora institucional da associação de defesa dos direitos dos consumidores Proteste .

"O cliente deve continuar pagando suas contas pelos serviços prestados pela Oi", alerta Sônia. De acordo com a advogada, tanto os deveres da operadora com os clientes quanto os deveres dos consumidores com a empresa de telefonia devem ser mantidos.

Isso significa que, se o cliente precisa cumprir um prazo de carência para rescindir o contrato com a Oi, por exemplo, ele não estará livre de multa caso deseje encerrar o acordo agora.

Da mesma forma, o cliente também não estará livre da cobrança de multa e juros caso atrase o pagamento da conta de telefone, por exemplo.

A Oi afirmou, em comunicado ao mercado, que irá "preservar a continuidade da oferta de serviços de qualidade a seus clientes, dentro das regras e compromissos assumidos com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)".

A agência reguladora do setor decidiu não intervir na condução da Oi após o pedido de recuperação judicial. A Anatel disse em nota que acredita na possibilidade de recuperação de equilíbrio econômico-financeiro da empresa e que vai adotar "ações específicas de fiscalização".

A Oi é a maior operadora de telefonia fixa e a quarta maior operadora de telefonia móvel do Brasil. Ela possui, ao todo, mais de 70 milhões de clientes.

O pedido de recuperação judicial se deve à dívida de R$ 65,4 bilhões com credores. Foi o maior pedido de recuperação judicial já protocolado no país —o recorde, até então, era da OGX , do empresário Eike Batista, de R$ 11,2 bilhões, feito em 2013.

São Paulo – O ano de 2015 foi marcado por uma expansão da internet 4G no Brasil. É o que afirma José Otero, diretor da 4G Americas para América Latina e Caribe, em entrevista a EXAME.com De acordo com dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), existiam 20,4 milhões de conexões 4G ativas no país em outubro de 2015. O crescimento em relação ao mesmo período no ano passado foi de 308%. Mas a internet móvel , bem como o sinal de telefonia em si ainda não chegam a todos os municípios brasileiros. Otero conta que as operadoras trabalham para melhorar o serviço prestado ao consumidor.  No entanto, ele indica que há um problema de infraestrutura em algumas regiões de países como o Brasil. "É preciso ter um backbone que suporte muitas conexões de alta velocidade. Isso requer fibra óptica. E não há muita nos países da América Latina", declarou Otero. Por conta disso e do tempo da expansão gradual das operadoras para todo o Brasil, muitas cidades ainda não têm cobertura. Confira a seguir o ranking das operadoras de telefonia móvel com maior área de cobertura no Brasil.
  • 2. TIM

    2 /6(Bloomberg)

  • Veja também

    Municípios cobertos265
    Velocidade média de 4G10 Mbps
  • 3. Claro

    3 /6(Getty Images)

  • Municípios cobertos186
    Velocidade média de 4G20 Mbps
  • 4. Vivo

    4 /6(Reprodução)

    Municípios cobertos169
    Velocidade média de 4G18 Mbps
  • 5. Oi

    5 /6(Bloomberg)

    Municípios cobertos45
    Velocidade média de 4G14 Mbps
  • 6. Nextel

    6 /6(Luísa Melo/EXAME.com)

    Municípios cobertos10
    Velocidade média de 4G3 Mbps
  • Acompanhe tudo sobre:3GBrasil TelecomConsumidoresdireito-do-consumidorEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas portuguesasOiOperadoras de celularProtesteRecuperações judiciaisServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaTelemar

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Minhas Finanças

    Mais na Exame