Minhas Finanças

Justiça suspende leilão da seguradora da Nossa Caixa

A 13ª Vara Federal de São Paulo concedeu liminar com base numa ação do sindicato dos bancários

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Os efeitos do leilão de privatização da Nossa Caixa Seguros e Previdência, que ocorreu no dia 24 de maio, foram suspensos pela Justiça Federal nesta segunda-feira (30/5). A 13ª Vara Federal de São Paulo concedeu uma liminar contra a venda com base numa ação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

O sindicato alega que houve uma série de irregularidades na operação. Segundo Luiz Cláudio Marcolino, presidente do sindicato, a ata de constituição da Nossa Caixa Seguros e Previdência diz que o capital da empresa tem de ser 100% público. No leilão, 51% do capital foi vendido ao grupo espanhol Mapfre. Outro problema, diz Marcolino, é o fato de somente empresas que atuam há mais de cinco anos no setor de seguros terem autorização para participar do leilão. "Essa restrição vai contra a lei de licitações públicas", afirma. "Se não houvesse esse limite, mais empresas poderiam participar.

A Nossa Caixa Seguros e Previdência foi comprada pela Mapfre por 225,83 milhões de reais, num leilão realizado no dia 24 de maio na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Houve ágio de 46,62% sobre o preço mínimo proposto pelo banco estatal. Outras duas empresas participaram do leilão: a NCVP, que faz parte do grupo francês Cardif e fez um lance pelo valor mínimo, e a Itumbiara Participações, que pertence à Icatu Hartford e não entregou nenhuma proposta.

Procuradas por EXAME, a Mapfre e a Nossa Caixa disseram que ainda não haviam sido notificadas da decisão judicial e que iriam decidir quais providências tomar somente após a notificação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Endividamento das famílias brasileiras cai para 78,5% em julho

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Veja quem deve pagar o licenciamento obrigatório no mês de agosto em SP

Mais na Exame