Minhas Finanças

IPO da Visanet tem rateio de 38,35% para investidor

Enorme procura faz pequeno investidor comprar só pouco mais de um terço das ações reservadas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Devido à enorme procura mesmo com o descredenciamento de mais de 20 corretoras, a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Visanet teve rateio de 38,35%. Isso significa que o pequeno investidor que reservou, por exemplo, 10.000 reais em ações terá direito a comprar apenas 3.835 reais em papéis. Como cada ação foi vendida por 15 reais, esse investidor terá direito a 255 papéis ordinários (com direito a voto) da Visanet.

As ações começarão a ser negociadas na próxima segunda-feira na BM&FBovespa com o código VNET3. Conforme informações disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o valor total da operação é de 8,397 bilhões de reais, referente a 559.813.928 ações.

A cifra confirma as expectativas de que o IPO da VisaNet seria o maior da história da bolsa brasileira, superando o da OGX, de 6,7 bilhões de reais, e o da Bovespa Holding, de 6,6 bilhões de reais.

O volume inicial de ações da VisaNet a ser vendido era de 477.674.330, número que poderia ser acrescido de um lote adicional de até 95.534.866 ações.

Além disso, há ainda lote suplementar de 71.651.149 ações, a ser concedido pelos acionistas vendedores aos coordenadores da operação.

A VisaNet é a maior administradora de cartões de crédito do país e tem como principal rival a Redecard, que já está listada na BM&FBovespa.

O IPO da VisaNet foi marcado pela exclusão de 19 corretoras no último dia de reserva das ações, o que, segundo profissionais do mercado, deixou grande parte do varejo fora da oferta. Outras quatro corretora já haviam sido excluídas antes.

O banco de investimentos Bradesco BBI, coordenador-líder da operação, informou que retirou as corretoras - entre elas Bradesco e Ágora, ambas do segundo maior banco privado do país - "tendo em vista suposta veiculação de material publicitário acerca da oferta não submetido à aprovação prévia da CVM.

O prospecto do IPO indicava que entre 10% e 20% das ações iriam para o varejo, sem considerar os lotes suplementar e adicional. Do total da oferta no varejo, 5% seriam destinados aos funcionários da VisaNet.

Com informações da Reuters

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2757: ninguém acerta as seis dezenas

Como os seguros entram no jogo? Cobertura nas Olimpíadas 2024 vai de lesões até desastre climático

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2757; prêmio acumulado é de R$ 7,1 milhões

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Mais na Exame