Minhas Finanças

Gastos com medicamentos podem ser deduzidos do IR?

Internauta pergunta se despesas com remédios podem ser abatidas da base de cálculo do Imposto de Renda


	Pílulas de remédio ao lado de pilha de moedas: Internauta pergunta se é possível abater despesas do Imposto de Renda
 (SerrNovik/Thinkstock)

Pílulas de remédio ao lado de pilha de moedas: Internauta pergunta se é possível abater despesas do Imposto de Renda (SerrNovik/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2015 às 12h43.

Dúvida do internauta: Despesas com medicamentos são dedutíveis do Imposto de Renda?

Resposta de Thiago Mirales*

Não, os medicamentos adquiridos na farmácia para tratamento de saúde do contribuinte não são dedutíveis do Imposto de Renda por não existir nenhuma lei que permita que sejam realizadas essas deduções.

Entretanto, os remédios que estiverem incluídos na nota fiscal emitida por hospitais e clínicas, que foram utilizados durante o tratamento do contribuinte nos próprios estabelecimentos, poderão ser deduzidos quando somados aos valores totais pagos à clínica ou hospital.

Vale destacar que já foram apresentados mais de 20 projetos de lei referentes à possibilidade de deduzir valores de remédios do cálculo do imposto. Entretanto nenhum foi aprovado até agora.

*Thiago Mirales é especialista em imposto de renda e sócio na Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.

Envie outras perguntas sobre imposto de Renda para seudinheiro_exame@abril.com.br. As perguntas selecionadas serão respondidas por especialistas.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de Rendagastos-pessoaisImposto de Renda 2020ImpostosLeãoRemédiosrenda-pessoalSaúde

Mais de Minhas Finanças

Mega Millions sorteia R$ 7,5 bilhões nesta sexta; saiba como apostar na loteria americana

Abono salarial 2024: hoje é o último dia para sacar o PIS/Pasep; veja quem tem direito

IPVA 2025: RJ libera tabela de valores-base para veículos; veja calendário de pagamento