Fui demitido. Como declaro rescisão parcelada no Imposto de Renda 2019?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas
Anderson Figo
Publicado em 21 de março de 2019 às 12h00.
Última atualização em 21 de março de 2019 às 12h00.
Pergunta do leitor: Em outubro de 2018 fui demitido, e minha rescisão foi parcelada até março de 2019. Recebi o informe de rendimentos da empresa, referente a 2018, e eles me disseram que 100% do valor (inclusive até março de 2019) estariam somados neste documento.
Isso está correto? Vou precisar declarar noImposto de Rendaesses valores de janeiro, fevereiro e março de 2019?
Resposta de Samir Choaib*, Sônia Regina Senhorini Rodrigues, Helena Rippel Araújo e Lais Meinberg Siqueira:
No informe de rendimentos da empresa devem constar os rendimentos pagos a seu favor e o correspondente imposto retido pela pessoa jurídica referentes ao ano-calendário 2018, não devendo abranger valores a serem pagos em anos-calendários futuros. Um novo informe deverá ser fornecido obrigatoriamente para o ano-base 2019.
Para a pessoa física vigora o regime de caixa, pelo qual se registram e tributam os rendimentos quando efetivamente recebidos.
Em sua próxima declaração de imposto de renda deverão constar os rendimentos recebidos de janeiro a março de 2019.
Sugerimos, pois, que solicite ao seu ex-empregador que emita novo informe de rendimentos, do qual constem apenas os valores correspondentes ao ano-calendário 2018.
*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas paraseudinheiro_exame@abril.com.br.