Minhas Finanças

Estou afastado do trabalho pelo INSS. Como declaro o Imposto de Renda?

Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas

 (Anderson Figo/Exame)

(Anderson Figo/Exame)

Anderson Figo

Anderson Figo

Publicado em 9 de março de 2019 às 09h00.

Última atualização em 9 de março de 2019 às 09h00.

Pergunta do leitor: Minha esposa está, desde fevereiro de 2018, afastada pelo INSS devido a um câncer de mama. Ela é minha dependente no Imposto de Renda.

Minha dúvida é: como e onde declarar esse rendimento? E existe a opção de marcar quando um dos declarantes possui doença grave?

Resposta de Valdir Amorim*:

O rendimento recebido da Previdência Social a título de auxílio-doença deve ser informado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, campo 26 - Outros. Após clicar em “Novo” e selecionar o tipo de rendimento, preencha os seguintes campos:

  • Selecione o tipo de beneficiário (titular ou dependente) e, se for um dependente, o seu número de inscrição no CPF com o respectivo nome;
  • Informe o número de inscrição no CNPJ da fonte pagadora, o nome dela, a descrição da informação (auxílio-doença) e o valor do rendimento;
  • Clique no botão “OK”, para confirmar o preenchimento dos dados, ou em “Cancelar”, para desistir do preenchimento dos dados

Veja todas as regras para declarar dependentes no Imposto de Renda 2019.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário IOB, da Sage Brasil, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Imposto de RendaDinheiroImposto de Renda 2020Impostosreceita-federal

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 30 milhões na poupança

Receita alerta sobre novo golpe que envolve doações; veja como se proteger

RS: governo dispensa documento para saque calamidade do FGTS

Sem ganhador, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 30 milhões

Mais na Exame