EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 10h11.
Dúvida do internauta: Tenho um apartamento financiado em 30 anos pelo Sistema de Amortização Constante (Tabela SAC). Já paguei 14 prestações e hoje meu saldo devedor é de 109.000 reais. Tenho 50.000 reais resultantes da venda de um carro. Qual a melhor forma de abater a dívida desse financiamento? Ou é melhor investir esse dinheiro?
Resposta de Joe Powell*:
Aplicar esses recursos ou amortizar o seu saldo devedor vai depender algumas considerações.
1. Qual é a taxa de juros que você paga atualmente no seu financiamento imobiliário? Existe alguma aplicação no mercado que vai remunerar o seu capital ao menos na mesma taxa?
2. O quanto você se sente confortável com a manutenção dessa dívida? Se você tem um emprego relativamente estável, com uma renda constante, talvez seja uma boa ideia guardar essa reserva de 50.000,00 para emergências.
3. Você pretende financiar a compra de um outro carro? Se for o caso, seria interessante pensar em utilizar esses 50.000 para essa compra, em vez de contratar um financiamento automotivo, bem mais caro do que o seu financiamento imobiliário (as taxas de crédito imobiliário giram em torno de 9% ou 10% ao ano, enquanto taxas de crédito automotivo giram em torno de 1,5% ao mês!).
Se você quiser pagar menos juros neste financiamento imobiliário, e quitá-lo o quanto antes, é melhor usar esse dinheiro para amortizar a dívida.
*Joe Powell é diretor da Associação Brasileira dos Corretores de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi).
Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!
Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, crédito e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.