Mercado imobiliário

Como transferir financiamento de imóvel a outra pessoa?

Internauta questiona como passar para o seu nome um imóvel e o seu financiamento que estão em nome de sua mãe


	Prédio em miniatura: Segundo especialista, é preciso fazer um novo registro do imóvel
 (stock.xchng / alexkalina)

Prédio em miniatura: Segundo especialista, é preciso fazer um novo registro do imóvel (stock.xchng / alexkalina)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 06h00.

Dúvida do internauta: Adquiri um imóvel, mas como na época minha renda não era tão alta ele foi comprado no nome da minha mãe para que eu tivesse o crédito aprovado. Hoje já tenho uma renda razoável e gostaria de transferir o imóvel e o financiamento para o meu nome. O que devo fazer? É preciso realizar uma nova transação de compra e venda ou existe outra possibilidade?

Resposta de Luis Paulo Serpa*:

A questão contempla duas situações distintas. A primeira se refere à transferência da propriedade do imóvel objeto do financiamento e a segunda do financiamento propriamente dito.

Para que você seja considerada proprietária do imóvel deverá ser formalizada uma operação de compra e venda, com a incidência de imposto sobre a transmissão do imóvel (ITBI) e o registro da propriedade junto ao cartório de registro de imóveis.

A transferência do financiamento é possível desde que você obtenha aprovação de crédito junto à instituição financeira credora, mantendo as condições contratuais básicas do financiamento original.

Importante salientar que é preciso verificar as condições contratuais originalmente assumidas por sua mãe quando contraído financiamento, para checar se o prazo de pagamento, a taxa de juros e outros encargos que influenciam no valor da prestação são adequados ao seu perfil ou se a contratação de um novo financiamento, inclusive por meio de uma outra instituição financeira, poderá ser a melhor opção diante das condições de mercado atuais. 

Veja como avaliar se é vantajoso migrar o financiamento para outro banco.

*Luis Paulo Serpa é diretor jurídico da Associação Brasileira dos Correspondentes de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi).

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo.

Envie outras perguntas sobre imóveis e financiamento imobiliário para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasdicas-de-financas-pessoaisfinanciamento-de-imoveisfinanciamentos-pessoaisImóveisrenda-pessoal

Mais de Mercado imobiliário

EXCLUSIVO: MRV amplia atuação na ZL com lançamento de mil unidades ao lado do estádio do Corinthians

Como funciona a taxa de administração dos FIIs?

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Saiba o que é cap rate e a ligação com os FIIs

Mais na Exame