Minhas Finanças

Como declaro um carro que foi roubado?

A dúvida: meu carro foi roubado, mas ainda não foi quitado. Como devo declarar?

Populares não aparecem na lista (Stock Exchange)

Populares não aparecem na lista (Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2012 às 16h13.

Dúvida do internauta: Quando eu ainda era estudante, em 2009, minha mãe comprou um carro financiado em meu nome, com prestações a serem pagas até outubro de 2012. Na época, eu era dependente dela. Em 2011, porém, o carro foi roubado e a situação se inverteu: minha mãe passou a não ter renda fixa e eu assumi as contas da família, inclusive o pagamento das parcelas do carro.

Como comecei a trabalhar apenas em setembro de 2011, minha renda anual ainda está abaixo do mínimo tributável, mas pretendo declarar IR para obter a restituição, e colocarei minha mãe como minha dependente. Minha dúvida é a respeito desse carro: devo declarar a posse de um carro em meu nome, ainda que ele tenha sido roubado? E quanto às prestações que ainda estou pagando, onde devo discriminá-las?

Resposta de Eliana Lopes*:

Primeiramente, vale dizer que, apesar de sua mãe não ter tido rendimento fixo em 2011, ela deve averiguar se não está mesmo sujeita à entrega da Declaração de Ajuste Anual. Há outros itens que obrigam o contribuinte a declarar, como ter bens e direitos no valor acima de 300.000 reais, entre outras condições. Se ela se encaixar em um desses critérios, deverá apresentar a declaração de rendimentos referentes ao ano-calendário de 2011.

Se sua mãe estiver sujeita à entrega da declaração, deverá indicar na descrição do carro que o bem será informado na declaração do dependente que irá apresentar declaração anual referente a 2011 em separado. Devem ser zerados os valores nas colunas dos anos de 2010 e 2011.

Na declaração que você vai apresentar, o bem deverá ser lançado na Declaração de Bens e Direitos sob o código 21 (carro). Informe na descrição os dados desse carro e relate o roubo ocorrido em 2011. Na coluna 31/12/2010 informe o saldo do carro de acordo com o valor lançado na declaração da sua mãe referente a 2010, e na coluna 31/12/2011, saldo zero.

Com relação ao financiamento do carro, lance-o na Declaração de Dívidas e Ônus Reais os valores correspondentes à dívida em 31/12/2010 e 31/12/2011.

*Eliana Lopes é coordenadora de IR de Pessoa Física da H&R Block no Brasil. A H&R é a maior empresa de declaração de IR dos Estados Unidos e acaba de chegar ao Brasil. Também atua no Canadá e na Austrália.

Mande a sua dúvida para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosImposto de Renda 2020ImpostosLeãoVeículos

Mais de Minhas Finanças

Nota Fiscal Paulista libera R$ 42 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Trabalhadores têm direito a receber valores extras até o fim do ano; saiba quais

Pagamento Bolsa Família 2024: veja calendário de novembro

Resultado da Mega-Sena concurso 2.797; prêmio é de R$ 8,9 milhões