Como declarar rescisão parcelada no Imposto de Renda 2018?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie você também suas perguntas
Anderson Figo
Publicado em 14 de março de 2018 às 11h00.
Última atualização em 14 de março de 2018 às 11h00.
Pergunta do leitor: Fui demitido em agosto de 2017 e a empresa vai pagar minha rescisão em 10 parcelas. Parte das parcelas (4 meses) foi paga em 2017, mas o restante ficou para 2018. Como declaro o valor recebido noImposto de Renda2018?
Resposta de Samir Choaib* e equipe do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados:
Para a Declaração de Ajuste Anual 2018, deverá ser informado o valor recebido durante o ano-calendário 2017, correspondente ao pagamento de quatro parcelas. Na próxima Declaração de Ajuste, ano-calendário 2018, deverá constar as parcelas remanescentes recebidas neste ano.
A tributação das pessoas físicas observa o regime caixa, que significa dizer que devem ser declarados apenas os rendimentos efetivamente recebidos pelo contribuinte no período de apuração.
Para evitar erros e eventuais divergências em relação ao declarado, a empresa deverá fornecer um Informe de Rendimentos, com informações sobre os valores e natureza dos rendimentos (tributáveis, tributados exclusivamente na fonte, isentos etc).
*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 1º de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br .