IR 2022: filhos e enteados podem ser dependentes na declaração, desde que tenham até 21 anos de idade (Arte/Exame)
Karla Mamona
Publicado em 17 de maio de 2022 às 06h00.
Última atualização em 17 de maio de 2022 às 11h20.
Dúvida do leitor: as cadernetas de poupança dos filhos menores de 18 anos devem ser informadas na declaração do responsável? Em caso afirmativo, existe algum limite de valor?
Resposta de David Soares, analista editorial da IOB
Resposta: Caro leitor, sim. Os saldos em cadernetas de poupança de filhos menores devem ser incluídas no “Grupo 04 - Aplicações e Investimentos” da ficha “Bens e Direitos”, sob o código “01 - Depósitos em conta poupança”, da declaração do responsável, desde que eles constem como dependentes.
Filhos e enteados podem ser dependentes na declaração, desde que tenham até 21 anos de idade ou, em qualquer idade, se forem incapacitados física ou mentalmente para o trabalho. Se o filho completou 22 anos em 2021, ainda pode ser declarado como dependente neste ano.
Filhos e enteados também podem ser incluídos se tiverem até 24 anos de idade e estiverem cursando ensino superior ou escola técnica de segundo grau.
O filho é dependente apenas se tiver sua guarda judicial. Se os pais forem separados, por exemplo, o pai que não tem a guarda judicial e paga pensão alimentícia pode deduzir o valor da pensão, mas não pode fazer a dedução de outras despesas com o dependente.
A EXAME Invest, em parceria com a IOB, responderá às perguntas dos leitores sobre a declaração do Imposto de Renda. Os interessados devem enviar suas questões por e-mail até o fim de maio. O endereço é exameinvest@exame.com