EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Bradesco Asset Management (Bram) foi eleita a melhor gestora de fundos pelo Guia EXAME Os Melhores Fundos de Investimento. A empresa de administração de recursos do Bradesco alcançou o maior número de pontos nos seis quesitos avaliados pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas. O resultado foi revelado na noite desta quarta-feira (11/8) na sede do Grupo Abril, editora do Guia e da Revista EXAME.
A cerimônia reuniu os principais executivos do setor financeiro e também o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Trindade, o presidente da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), Manoel Felix Cintra Neto, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Matoso, entre outras personalidades. Representaram a Editora Abril Mauro Calliari, diretor-geral da Unidade VEJA, EXAME e VOCÊ S/A; Emílio Carazzai, vice-presidente de Finanças; Tales Alvarenga, diretor editorial de VEJA e EXAME, e Eduardo Oinegue, diretor de redação de EXAME.
O melhor gestor
Em três anos de atuação, a Bradesco Asset Management incorporou a área de gestão de fundos do BancoCidade, do Mercantil de São Paulo, do BBV, do Deutsche Bank e do JPMorgan. A gigante que resultou destas aquisições administra hoje 86,7 bilhões de reais, uma carteira que só perde para os 107 bilhões de reais do Banco do Brasil.
Duas decisões estratégicas tomadas há um ano determinaram o sucesso da Bram. Dirigida por Robert van Dijk, seu diretor-superintendente, a empresa decidiu desfazer-se gradualmente dos títulos da dívida com prazo mais longo, mais voláteis e com remuneração semelhante à dos papéis com vencimento mais próximo. Além disso, comprou títulos corrigidos pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) desde o fim de 2003. Com a alta do dólar a partir de março deste ano, as pressões sobre o IGP-M garantiram desempenho melhor à Bram.
Vencedores por categoria
O Guia EXAME premiou gestores de fundos nas categorias ações, cambiais, alavancados, renda fixa e multirrisco, assim como os melhores gestores de fundos de varejo e de atacado. Também foram avaliados os gestores especialistas (administradores de recursos que se concentram em poucas atividades) de fundos nas categorias ações, alavancados, cambiais, renda fixa e multirriscos. Uma novidade do Guia EXAME é a premiação, a partir deste ano, dos megafundos, que têm patrimônio superior a 1 bilhão de reais.
Veja abaixo a lista dos melhores gestores (por categoria):
E confira quem foram os melhores gestores especialistas:
Os megafundos (que administram mais de 1 bilhão de reais) premiados foram:
O Guia EXAME Os Melhores Fundos de Investimento chega às bancas nesta quinta-feira (12/8) e está disponível para assinantes e compradores da revista EXAME na internet. Para conferir os dados atualizados, clique aqui.