Mercado Imobiliário

Bolsa e FGV lançam índice imobiliário

Primeiro indicador do gênero servirá de parâmetro para mercado de imóveis comerciais

Objetivo do índice é dar mais transparência ao mercado imobiliário. (Divulgação)

Objetivo do índice é dar mais transparência ao mercado imobiliário. (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 11h33.

São Paulo - A BM&FBovespa e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançam, nesta sexta-feira (11) o Índice Geral do Mercado Imobiliário-Comercial (IGMI-C). Trata-se do primeiro indicador de rentabilidade do setor imobiliário brasileiro. O índice se tornará uma referência para o mercado de imóveis comerciais, como escritórios, galpões e shopping centers. O primeiro IGMI-C será divulgado na própria sexta.

O índice que leva em conta a valorização do metro quadrado dos imóveis comerciais foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), com patrocínio e colaboração de outras 26 entidades e empresas do setor financeiro e imobiliário. O objetivo do indicador é aumentar a transparência em relação à formação dos preços de compra, venda e locação de imóveis, de forma a servir de parâmetro ao investidor.

Hoje em dia, os investidores só podem acompanhar o desempenho de sua própria carteira, mas não têm noção de como aquela rentabilidade se posiciona em relação ao mercado como um todo, ou mesmo se estaria em patamares irreais. No limite, o IGMI-C poderia servir de parâmetro até mesmo para o investidor identificar uma possível bolha imobiliária.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasFGV - Fundação Getúlio Vargasgestao-de-negociosImóveisIndicadores econômicosInquilinosRentabilidadeservicos-financeiros

Mais de Mercado Imobiliário

IPVA 2025: vence hoje a parcela para placa com final 4 em SP; veja como pagar

Lançamentos da Cyrela (CYRE3) sobem 184% e vendas líquidas crescem 93% no quarto trimestre

INSS vai retomar a prova de vida em 2025? Órgão esclarece

Qual é o maior shopping do Brasil?