EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, nesta terça-feira (6/7), um fundo de investimentos com oferta inicial de 600 milhões de reais, voltado sobretudo para as pessoas físicas. Chamado de Papéis Índice Brasil Bovespa 50 (Pibb), o produto é constituído pelas 50 ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). As pessoas físicas terão garantia de recompra pelo BNDES, após um ano de aplicação, para desembolsos até 25 mil reais. Isso significa que, mesmo que as ações que compõem o fundo se desvalorizem no período, o valor investido inicialmente será preservado.
O fundo será negociado em aplicações de, no mínimo, 300 reais para as pessoas físicas. O valor máximo, para o varejo, será de 250 mil. Acima disso, os interessados deverão participar da oferta para investidores institucionais. Todos têm até o dia 20/7 para efetuar suas reservas junto aos agentes vendedores. O produto será comercializado em cotas rateadas entre os bancos Itaú, Bradesco, Unibanco, Santander e Banco do Brasil, além de corretoras e distribuidoras de valores.
A oferta inicial será alocada, prioritariamente, para o varejo. Caso os pedidos desse segmento não alcancem os 600 milhões de reais ofertados, o restante será oferecido aos investidores institucionais. Mas, se as reservas das pessoas físicas excederem a oferta inicial, poderá ocorrer rateio das cotas. O Itaú será o administrador do Pibb e cobrará uma taxa anual de 0,059% sobre o patrimônio líquido do fundo.