EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O Blackstone, um dos maiores grupos de private equity do mundo, acertou a compra de 20% da China National BlueStar, empresa química estatal. O negócio, fechado por 600 milhões de dólares, é um dos maiores já realizados por um private equity no país, fora do setor financeiro. Este é o primeiro investimento do Blackstone na China, desde que o governo local decidiu aplicar 3 bilhões de dólares na empresa americana, em maio.
De acordo com o americano The Wall Street Journal, a participação minoritária do Blackstone na BlueStar ainda está sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios. A indústria química é foco dos investimentos do fundo em várias partes do mundo. Ben Jenkins, diretor do fundo para a Ásia e Pacífico, afirma que a entrada do Blackstone na BlueStar permitirá à empresa participar de uma rede mundial de químicas, ampliando seu raio de ação.
A transação também reforça a proximidade do Blackstone com o governo chinês. As empresas de private equity enfrentam fortes resistências de Pequim à aquisição de grandes fatias de empresas locais. No ano passado, as regras para participação no capital dessas companhias tornaram-se ainda mais restritivas.