Bancos brasileiros apresentam instabilidade após 'apagão cibernético' desta sexta-feira
Usuários de quatro instituições relatam dificuldades para acessar serviços
Repórter
Publicado em 19 de julho de 2024 às 09h27.
Última atualização em 19 de julho de 2024 às 14h51.
Bancos e fintechs brasileiras aparentaram também ter enfrentado problemas após o ' apagão cibernético ' que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 19, após o defeito em uma atualização no software da empresa CrowdStrike.
O site Downdetector, que mostra quando há problemas em canais digitais, apontava reclamações de usuários dos bancos Bradesco , Next, Neon e Pan.
Em nota enviada por e-mail, o Banco Central (BC) informou que os sistemas do órgão operam normalmente e não foram afetados.
O que diz a Febraban
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) acompanha o caso e disse que a maioria das instituições brasileiras estão normalizando os serviços. Veja abaixo a nota na íntegra:
"A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente. Alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus crowdstrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante".
Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aeroportos e até a bolsa de valoresO que diz o Bradesco
Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente.
O que diz a Neon
"A Neon, principal fintech voltada ao brasileiro trabalhador, informa que sofreu instabilidade nesta manhã em decorrência da crise global de tecnologia. O funcionamento dos serviços foi restabelecido e todo o time técnico da Neon continua trabalhando arduamente para minimizar quaisquer impactos para seus clientes", disse o banco em nota.