Invest

Auxílio emergencial 2021: calendário da quarta parcela é antecipado

Depósitos têm início neste sábado, 17 e terminam no dia 30 de julho

Portaria publicada nesta quinta-feira, 15, antecipa em seis dias o início dos pagamentos para os nascidos em janeiro (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Portaria publicada nesta quinta-feira, 15, antecipa em seis dias o início dos pagamentos para os nascidos em janeiro (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 15 de julho de 2021 às 14h06.

Última atualização em 15 de julho de 2021 às 14h38.

O calendário de transferências e saques da 4ª parcela do auxílio emergencial 2021 foi antecipado para os trabalhadores que se inscreveram pelos meios digitais e as pessoas que integram o Cadastro Único.

A Portaria nº 645, publicada nesta quinta-feira, 15, antecipa em seis dias o início dos pagamentos para os nascidos em janeiro. Antes, eles receberiam em 23 de julho, agora terão os depósitos nas contas digitais neste sábado, 17.

O cronograma de transferências continua no domingo, 18, para quem nasceu em fevereiro, antecipando em uma semana os créditos na conta desse público. Os pagamentos são retomados na terça-feira, 20, e seguem diariamente até o fim de julho, com exceção da segunda-feira, 26.

Calendário 4º parcela auxílio emergencial 2021

Calendário 4º parcela auxílio emergencial 2021 (Ministério da Cidadania/Divulgação)

A mudança mais significativa será para os nascidos em dezembro, que passam a ter direito à quarta parcela ainda em julho, no dia 30. Antes, quem nasceu no último mês do ano receberia em 22 de agosto, um adiantamento de 23 dias.

O calendário de saques também foi antecipado. Originalmente, os trabalhadores nascidos em janeiro poderiam sacar a quarta parcela do auxílio emergencial 2021 a partir do dia 13 de agosto. Agora, eles terão essa possibilidade no dia 2 do próximo mês. O cronograma de saques vai até 18 de agosto para os aniversariantes de dezembro, uma antecipação de 22 dias.

Cronograma da terceira parcela

O cronograma de saques da terceira parcela do Auxílio Emergencial 2021 está em andamento. Nesta quinta-feira, 15, quem nasceu em outubro poderá retirar o dinheiro do benefício. No dia seguinte, será a vez dos aniversariantes de novembro. Na segunda-feira, 19, o calendário é concluído com os nascidos no último mês do ano.

O modelo de escalonamento das transferências e saques, adotado no ano passado, segue sendo executado em 2021, com o objetivo de evitar filas e aglomerações nas agências da Caixa e nas lotéricas.

Para o público do auxílio emergencial 2021 incluído no Bolsa Família, nada muda. Os repasses continuarão sendo feitos de acordo com o calendário habitual do programa. Em julho, o início dos repasses será na próxima segunda-feira, 19, para quem tem Número de Identificação Social (NIS) com final 1.

Balanço

O governo encerrou o pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial 2021 no dia 30 de junho. Somando as três etapas de pagamentos, o investimento federal chegou a R$ 26,3 bilhões, incluindo todos os públicos, num total de 114,09 milhões de transferências.

No dia 5 de julho, foi editado o Decreto 10.740 que prorroga, pelo período complementar de três meses, o pagamento do auxílio. Instituído pela Medida Provisória nº 1.039, de 18 de março de 2021, o benefício tinha a previsão inicial de ser pago em quatro parcelas. Agora, chegará a sete parcelas.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Acompanhe tudo sobre:Auxílio emergencialBenefíciosCoronavírusDinheiroorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoalrenda-pessoal

Mais de Invest

O que é private equity e como funciona?

Quanto rendem R$ 20 mil por mês na poupança?

CD americano x CDB brasileiro: quais as diferenças e qual vale mais a pena investir

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Mais na Exame